Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Por que clube da Premier League está sendo chamado de 'time da Barbie'?

Na última terça-feira, o Fulham, clube da primeira divisão do Campeonato Inglês, fez o lançamento oficial do seu uniforme reserva para a temporada 2023/24 e apresentou aos torcedores uma camisa rosa choque.

O novo fardamento intensificou o apelido de "time da Barbie" pelo qual os londrinos vêm sendo chamados nas últimas semanas.

O Fulham começou a ser tratado assim porque Margot Robbie, que interpreta a versão em carne e osso da famosa boneca no longa-metragem que se transformou em sucesso global nos cinemas, é torcedora do clube.

Nascida na Austrália, a atriz não é apaixonada por futebol desde o berço e nem sequer tem um time de infância. Mas, depois que se casou com o produtor inglês Tom Ackerley pegou gosto pela modalidade e adotou a equipe do marido.

Apesar de não ser uma frequentadora assídua do Craven Cottage, Robbie já foi vista algumas vezes no estádio do Fulham. E fez juras eternas de amor ao time.

"Prometi minha lealdade ao Fulham. Então, quero que ele vença", declarou a atriz, em uma entrevista ao jornal britânico "Daily Mail", em 2007, durante uma das visitas à casa dos "Cottagers".

Time iô-iô

A equipe dona do coração da Barbie está longe de ser uma potência do futebol inglês. Em 143 anos de história, o Fulham nunca conquistou um título de primeira divisão e costuma oscilar bastante entre rebaixamentos à Championship e promoções para a Premier League.

Na última temporada, o time teve um desempenho acima do esperado e ficou distante da ameaça do descenso. Com 52 pontos, terminou na décima posição, acima de Chelsea, Wolverhampton e Everton, por exemplo.

Continua após a publicidade

O elenco atual pelo qual Robbie torce conta com quatro brasileiros: os meias Andreas Pereira e Willian, além dos atacantes Carlos Vinícius e Rodrigo Muniz. O técnico é o português Marco Silva.

Vai começar

A edição 2023/24 da Premier League terá seu pontapé inicial na próxima sexta-feira, com o confronto entre Burnley e Manchester City. O Fulham estreia no dia seguinte, contra o Everton, fora de casa.

Antes, neste domingo, a temporada inglesa terá sua abertura oficial com a disputa da Community Shield, entre Manchester City e Arsenal, os dois melhores times do país no ciclo passado.

O City é o atual tricampeão inglês e tem pela frente o desafio de ser o primeiro time na história da nação inventora do futebol a emendar quatro títulos nacionais consecutivos. O recordista de taças continua sendo o Manchester United, campeão em 20 oportunidades (a última, em 2012/13).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes