Quem é o reforço do City que virou o zagueiro mais caro de todos os tempos?
Principal reforço do Manchester City para as defesas dos títulos inglês e da Liga dos Campeões da Europa conquistados na temporada passada, o croata Josko Gvardiol se transformou no zagueiro mais caro da história do futebol.
Contratado do RB Leipzig por 90 milhões de euros (R$ 482,4 milhões), o jogador de 21 anos superou o recorde do inglês Harry Maguire, que custou 87 milhões de euros (R$ 466,3 milhões) ao Manchester United, quatro temporadas atrás.
A transferência de Gvardiol é também a maior já realizada envolvendo um atleta de defesa (goleiros, laterais e zagueiros) e ocupa o 18º lugar no ranking de todas as transações que o futebol já presenciou.
Quem é Gvardiol?
O zagueiro mais caro de todos os tempos sempre foi tratado como um fenômeno. Ele estreou como profissional aos 17 anos e oito meses, pelo Dínamo de Zagreb, e estreou na seleção principal antes do 20º aniversário.
Classificação e jogos
Gvardiol passou duas temporadas no RB Leipzig e, um ano antes de ser contratado pelo City, já havia recebido uma proposta milionária do Chelsea.
O nome do defensor explodiu "de vez" no cenário internacional durante a última Copa do Mundo. O jogador brilhou na campanha da Croácia, terceira colocada no Qatar-2022. E, para muitos, foi o melhor zagueiro do torneio.
Antes mesmo do anúncio oficial da contratação, o técnico do City, Pep Guardiola, já brincou com a semelhança entre o seu sobrenome e o do jogador que agora irá comandar. "Sobre o Gvardiol, que lindo sobrenome ele tem [risos]", disse na última sexta-feira.
Os 10 zagueiros mais caros da história
1 - Josko Gvardiol (CRO, 2023, Manchester City): 90 milhões de euros
2 - Harry Maguire (ING, 2019, Manchester United): 87 milhões de euros
3 - Matthijs de Ligt (HOL, 2019, Juventus): 85,5 milhões de euros
4 - Virgil van Dijk (HOL, 2018, Liverpool): 84,7 milhões de euros
5 - Wesley Fofana (FRA, 2022, Chelsea): 80,4 milhões de euros
6 - Rúben Dias (POR, 2020, Manchester City): 71,6 milhões de euros
7 - Aymeric Laporte (ESP, 2017, Manchester City): 65 milhões de euros
8 - Ben White (ING, 2021, Arsenal): 58,5 milhões de euros
9 - Lisandro Martínez (ARG, 2022, Manchester United): 57,4 milhões de euros
10 - John Stones (ING, 2016, Manchester Cuty): 55,6 milhões de euros
Fonte: Transfermarkt
Em busca do tetra
Vencedor das últimas três edições do Campeonato Inglês, o City faz nesta sexta-feira, contra o Burnley, fora de casa, o jogo de abertura da temporada 2023/24 da liga nacional mais rica e badalada do planeta.
A equipe de Guardiola busca um feito inédito no país inventor do futebol: ser a primeira em toda a história da competição a levantar o troféu em quatro oportunidades consecutivas.
Além de Gvardiol, os Citizens se reforçaram com apenas mais um jogador, o meia croata Mateo Kovacic, contratado do Chelsea. Em compensação, o capitão Ilkay Gündogan (Barcelona) e o meia-atacante Riyad Mahrez (Al-Ahli) foram embora.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.