Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Por onde andam 7 estrangeiros que jogaram no São Paulo nos últimos anos?

O futebol brasileiro não é exclusivo para jogadores nascidos no único país pentacampeão mundial. Muito pelo contrário, eles cada vez mais dividem gramados com atletas oriundos de Argentina, Uruguai, Colômbia e do restante da América do Sul.

Mas o que acontece com esses estrangeiros que passaram algum tempo por aqui e depois foram embora para longe dos olhos dos torcedores que se acostumaram a vibrar com seus acertos e reclamar dos seus erros?

O "Blog do Rafael Reis" publica desde o mês passado uma série semanal mostrando por onde andam alguns gringos que passaram recentemente pelos maiores clubes do Brasil. Hoje, é a vez descolarmos os paradeiros de jogadores internacionais que vestiram a camisa do São Paulo nos últimos anos.

LUCAS PRATTO
Atacante, 35 anos, argentino
Jogou no São Paulo em 2017

Uma das contratações mais caras da história do São Paulo, o argentino não teve vida longa no Morumbi. Menos de um ano após ser anunciado, retornou para seu país de origem. Pratto começou a atual temporada pelo Vélez Sarsfield e se transferiu há menos de dez dias para o Defensa y Justicia.

CHRISTIAN CUEVA
Meia-atacante, 31 anos, peruano
Jogou no São Paulo entre 2016 e 2018

Imagem
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

O talentoso, porém polêmico, armador peruano levou calote do Al-Fateh, da Arábia Saudita, e conseguiu um acordo no primeiro semestre para "voltar para casa" e jogar no Alianza Lima. Mas Cueva não vive um bom momento e só foi titular em dois das seis partidas do seu time na Libertadores.

RICARDO CENTURIÓN
Meia-atacante, 30 anos, argentino
Jogou no São Paulo entre 2015 e 2017

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Durante boa parte da carreira, o talento de Centurión conseguia ofuscar um pouco as confusões nas quais ele se metia fora de campo. Mas isso já não acontece mais. O ponta foi emprestado pelo Vélez ao minúsculo Barracas Central neste ano e só jogou até o momento dez vezes no Campeonato Argentino.

EMILIANO RIGONI
Meia-atacante, 30 anos, argentino
Jogou no São Paulo entre 2021 e 2022

Imagem
Imagem: GettyImages

A passagem pelo São Paulo foi uma abertura de porta para o retorno de Rigoni às Américas, depois de quatro temporadas atuando na Europa. Logo após deixar o Morumbi, o argentino se mandou para os EUA e assinou com o Austin FC, onde permanece até hoje.

JULIO BUFFARINI
Lateral direito, 34 anos, argentino
Jogou no São Paulo entre 2016 e 2017

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Mauro Horita/Estadão Conteúdo

Contratado pelo São Paulo como um nome na órbita da seleção argentina, perdeu esse status aqui no Brasil. Depois, ainda jogou no Boca Juniors e no futebol espanhol. No meio do ano passado, acertou com o Talleres, onde tem sido um reserva pouco utilizado (só disputou três partidas em 2023).

LUIS OREJUELA
Lateral direito, 27 anos, colombiano
Jogou no São Paulo em 2021

Imagem
Imagem: Ernesto Ryan/Getty Images

Contratado do São Paulo até o meio do próximo ano, o colombiano está em seu quarto empréstimo consecutivo. Após ser cedido a Grêmio, Athletico-PR e Ceará, Orejuela acertou na última semana a ida para o Independiente Medellín e voltará a jogar no seu país de origem.

EUGENIO MENA
Lateral esquerdo, 35 anos, chileno
Jogou no São Paulo em 2016

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Divulgação

O lateral chileno rodou bastante pelo futebol brasileiro. Além do São Paulo, também defendeu Santos, Cruzeiro, Sport e Bahia. Em 2018, foi embora para a Argentina (Racing) e, no começo do ano, transferiu-se para a Universidad Católica.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes