Bem antes de Neymar: 7 brasileiros 'das antigas' que jogaram na Arábia
Neymar não está sozinho no Campeonato Saudita. Além do agora camisa 10 do Al-Hilal, outros 27 jogadores brasileiros estão na disputa da primeira divisão do país que se transformou no novo eldorado do futebol mundial.
E eles estão bem longe de serem precursores dessa história. Afinal, no final da década de 1970, a nação mais rica do Oriente Médio já importava "pé de obra" daquele que é conhecido como país do futebol.
O "Blog do Rafael Reis" relembra os principais momentos desse já longo casamento e apresenta sete atletas brasileiros das antigas que jogaram na Arábia Saudita.
ROBERTO RIVELLINO
Jogou no Al-Hilal entre 1979 e 1981
Um dos craques da seleção tricampeã mundial em 1970 teve sua única experiência internacional justamente no Oriente Médio. Quando tinha 33 anos, foi convencido por Zagallo, seu treinador na Copa do México e então comandante do Al-Hilal, a trocar o Fluminense pela Arábia Saudita. Lá, conquistou um título nacional e se aposentou após três temporadas.
DENÍLSON
Jogou no Al-Nassr em 2006
O hoje comentarista da Band tinha propostas para jogar em clubes pequenos da Inglaterra quando deixou o Bordeaux, mas preferiu a proposta cheia de zeros feita pelo Al-Nassr. A experiência durou só 15 partidas. No primeiro semestre de 2007, ele já retornou ao Brasil e ficou meses fazendo condicionamento físico no Palmeiras.
BEBETO
Jogou no Al-Ittihad em 2002
O companheiro de ataque de Romário na conquista do tetra teve uma passagem relâmpago pela Arábia. Em setembro de 2002, já com 38 anos, foi contratado pelo Al-Ittihad. Dois meses e apenas cinco partidas depois, rompeu o vínculo e encerrou a carreira.
MARCELINHO CARIOCA
Jogou no Al-Nassr em 2003
O eterno "Pé de Anjo" é outro grande nome brasileiro de história curta no futebol saudita. Ele foi para o Al-Nassr no segundo semestre de 2003, emprestado pelo Vasco, com quem ainda tinha contrato em vigor. Mas tomou calote, ficou quatro meses sem receber salário e processou o clube assim que conseguiu voltar ao Brasil.
PAULO NUNES
Jogou no Al-Nassr em 2002
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberComo a maioria dos brasileiros consagrados que se aventuram nos gramados sauditas, o ex-atacante de Palmeiras e Grêmio também se aventurou por lá já no finalzinho da carreira. O Al-Nassr foi o penúltimo clube da trajetória de Paulo Nunes pelos gramados.
THIAGO NEVES
Jogou no Al-Hilal entre 2009 e 2010
Diferente dos outros nomes da lista, foi para o Oriente Médio no auge da forma física. Thiago Neves foi contratado pelo Al-Hilal quando tinha 24 anos, depois de uma passagem pelo Hamburgo. Ele permaneceu no clube por uma temporada e meia, até convencer os sauditas a liberá-lo por empréstimo para o Flamengo.
DÉ ARANHA
Jogou no Al-Hilal entre 1980 e 1981
Ídolo de Vasco e Botafogo na década de 1970, com direito a uma passagem até pelo Sporting (Portugal), foi para a Arábia na esteira do sucesso de Rivellino e formou uma dupla das mais interessantes com ele no Al-Hilal. Depois que voltou ao Brasil, ainda jogou profissionalmente por mais quatro temporadas.
Deixe seu comentário