Mais fraco das quartas? Rival do Palmeiras tem pior aproveitamento do ano
Não foi à toa que os jogadores e o técnico do Deportivo Pereira passaram os últimos dias afirmando que o Palmeiras é o favorito no confronto válido pelas quartas de final da Copa Libertadores da América.
Além de ter pela frente o dono da melhor campanha da competição e um adversário que venceu duas das últimas três edições do principal torneio interclubes do continente, a equipe colombiana tem feito um 2023 bem mais modesto que o dos outros candidatos ao título.
Dos oito times ainda vivos na disputa da Libertadores, o Pereira é o que tem pior desempenho no ano. Com 12 vitórias, 12 empates e 12 derrotas, tem um aproveitamento de apenas 44,4%.
O Olimpia, adversário do Fluminense nas quartas de final, é quem mais se aproxima do seu desempenho, tendo somado 47% dos pontos disputados. Já o Palmeiras, com quem os colombianos começam a medir força a partir das 21h30 de hoje, ostenta um aproveitamento superior a 67% desde o começo do ano.
Classificação e jogos
O ano do Pereira
Classificado para a Libertadores por ser o atual campeão do Finalización, o Campeonato Colombiano disputado no segundo semestre, o Pereira nem parece o mesmo clube que levantou pela primeira vez um troféu de elite em dezembro passado.
No Apertura-2023, o time dirigido pelo técnico Alejandro Restrepo foi apenas o 12º colocado e nem conseguiu se classificar para a fase final, que reúne as oito melhores campanhas. Agora, na defesa de título do Finalización, tem feito uma campanha ainda pior: somou só cinco pontos nas seis primeiras rodadas e ocupa o 15º lugar.
Mal nas competições nacionais, o Pereira tem encontrado na Libertadores suas maiores alegrias.
Na fase de grupos, os colombianos deixaram para trás o tradicional Colo-Colo e ficaram na segunda colocação da chave que tinha o Boca Juniors como força número um. Já nas oitavas de final, superaram o favoritismo do Independiente del Valle com uma vitória por 2 a 1 (no placar agregado).
Com um elenco sem grandes estrelas, o Pereira tem como nome mais conhecido o goleiro Aldair Quintana, que já foi sete vezes convocado pela seleção da Colômbia (sem nunca ter saído do banco). Os artilheiros do time no ano são o centroavante Arley Rodríguez e o zagueiro Carlos Ramírez, com seis gols cada.
Libertadores - quartas de final (ida)
Ontem - Bolívar 0 x 1 Internacional, em La Paz (BOL)
Hoje, às 21h30 - Deportivo Pereira x Palmeiras, em Pereira (COL)
Hoje, às 21h30 - Boca Juniors x Racing, em Buenos Aires (ARG)
Quinta-feira, às 21h30 - Fluminense x Olimpia, no Rio de Janeiro (RJ)
Deixe seu comentário