Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Para ninguém ver? Média de público do Sauditão é menor que a do Paulista

A Arábia Saudita já gastou mais de 770 milhões de euros (R$ 4,1 bilhões) nesta janela de transferências para encher seu futebol de estrelas consagradas internacionalmente. Agora, falta convencer sua população a não deixar às moscas os estádios onde esses astros se apresentam.

A liga nacional que conta com nomes do porte de Cristiano Ronaldo, Neymar, Karim Benzema e Sadio Mané tem média de público mais baixa do que praticamente todos os campeonatos minimamente relevantes do planeta.

Até mesmo o Paulistão atrai mais gente para assistir a suas partidas in loco do que a endinheirada primeira divisão saudita.

Na temporada passada, já com a presença de CR7 no Al-Nassr (desde janeiro), o campeonato nacional mais importante do Oriente Médio registrou média de 8.986 expectadores por partida. O número é cerca de 27% menor que a presença de público no Estadual de São Paulo.

Nem mesmo a chegada de mais astros globais à Arábia Saudita tem conseguido mudar radicalmente esse cenário. A recém-iniciada edição 2023/24 da liga até está despertando um pouco mais a atenção dos locais, mas o crescimento na ida de torcedores aos estádios é ínfimo (média de 9.520 por jogo).

Uma rara exceção a esse cotidiano de estádios vazios foi registrada na primeira partida como mandante do Al-Hilal. No sábado, mais de 59 mil pessoas foram ao Rei Fahd assistir ao empate por 1 a 1 com o Al-Fayha e, principalmente, à apresentação de Neymar.

Em compensação, outros quatro jogos da segunda rodada do Saudita, disputada no último fim de semana, tiveram públicos inferiores a 2 mil torcedores.

Para ver de longe

Se a presença de torcedores em estádios está longe de ser grande coisa, o Campeonato Saudita pode pelo menos comemorar o crescimento na venda dos seus direitos de transmissão para o exterior.

Continua após a publicidade

Considerando canais de televisão e plataformas de streaming, pelo menos 170 países estão aptos a exibir legalmente a competição.

Aqui no Brasil, Neymar, Roberto Firmino, Fabinho e cia. podem ser vistos semanalmente na Band (TV aberta), no Bandsports (TV por assinatura) e no canal Goat (YouTube).

Média de público*

Campeonato Alemão - 42.966 torcedores
Campeonato Inglês - 40.235 torcedores
Campeonato Espanhol - 29.571 torcedores
Campeonato Italiano - 29.508 torcedores
Campeonato Francês - 23.677 torcedores
MLS norte-americana - 21.033 torcedores
Campeonato Brasileiro - 20.680 torcedores
Campeonato Holandês - 18.162 torcedores
Campeonato Japonês - 14.328 torcedores
Campeonato Paulista - 12.418 torcedores
Campeonato Português - 10.964 torcedores
Campeonato Saudita - 8.986 torcedores

*última temporada completa

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que foi informado em uma versão anterior do texto, o quarto campeonato com melhor média de público na temporada passada foi o Italiano. O erro já foi corrigido.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes