Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Sem 'alegria nas pernas', Bernard tenta voltar à Champions depois de 5 anos

Após cinco anos e meio da sua última partida da fase principal de Liga dos Campeões da Europa, Bernard está a uma vitória de voltar a disputar o torneio interclubes mais badalado do planeta.

Só que o camisa 10 do Panathinaikos, clube grego que hoje recebe o Braga em busca de uma vitória por pelo menos dois gols de diferença para entrar na Champions, já não tem mais justificado o apelido de "alegria nas pernas".

O apelido, dado pelo técnico Luiz Felipe Scolari na época em que o meia-atacante costumava frequentar as convocações da seleção brasileira, uma década atrás, parece ter se perdido no tempo.

Sem alegria

Desde que deixou o Shakhtar Donetsk, ao término da temporada 2017/18, a última em que jogou a competição europeia, Bernard nunca mais teve um ano com títulos importantes e outros grandes feitos.

Ele até passou três temporadas no Everton, mas só conseguiu marcar cinco gols na Premier League. Em 2021, já sem tanto espaço assim na Inglaterra, mudou-se para o Sharjah, do pouco expressivo futebol dos Emirados Árabes.

O retorno à Europa se deu em agosto passado, quando assinou com o Panathinaikos. Em 2022/23, foi titular durante a temporada toda, mas só contribuiu com duas bolas nas redes e quatro assistências na campanha do vice-campeonato grego.

O começo da atual temporada tem sido ainda menos alegre. Bernard perdeu seu lugar cativo no time e tem iniciado várias partidas no banco. Foi assim, por exemplo, no primeiro jogo do decisivo mata-mata com o Braga -entrou nos 25 minutos finais da derrota por 2 a 1, em Portugal, que obriga os gregos a vencer seu compromisso de hoje para entrar na fase de grupos da Champions.

Fase de grupos

A fase de grupos da Champions 2023/24 já tem definidos 26 dos 32 clubes participantes. Desses, o único estreante confirmado é o Union Berlim, quarto colocado na temporada passada do Campeonato Alemão. Seu pontapé inicial está marcado para 19 de setembro.

Continua após a publicidade

Essa será a última edição do torneio no formato atual. A partir da temporada seguinte, o torneio passará por uma reformulação completa, acabará com a fase de grupos e contará com a presença de 36 equipes na etapa principal.

O sucessor do Manchester City no posto de campeão europeu será conhecido no dia 1º de junho de 2024. A final será jogada no estádio de Wembley, em Londres.

Playoffs da Champions: hora da verdade

Hoje, às 16h - Young Boys (SUI) x Maccabi Haifa (ISR), 0 a 0 na ida
Hoje, às 16h - Galatasaray (TUR) x Molde (NOR), 3 a 2 na ida
Hoje, às 16h - Panathinaikos (GRE) x Braga (POR), 1 a 2 na ida
Amanhã, às 16h - Copenhague (DIN) x Rakow Czestochowa (POL), 1 a 0 na ida
Amanhã, às 16h - AEK Atenas (GRE) x Royal Antuérpia (BEL), 0 a 1 na ida
Amanhã, às 16h - PSV Eindhoven (HOL) x Rangers (ESC), 2 a 2 na ida

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes