Ultimato: ex-Inter ameaça jogar pela Itália se não for convocado por Diniz
O lateral esquerdo Rogério, revelado pelas categorias de base do Internacional e que atualmente defende o Wolfsburg, resolveu dar um ultimato no técnico Fernando Diniz.
Por meio do seu empresário, o jogador de 25 anos avisou que, caso não seja lembrado em uma das próximas convocações da seleção, desistirá de esperar pelo Brasil e aceitará convite para defender a Itália.
"O sonho do Rogério e jogar uma Copa do Mundo, pois é um jogador de muita ambição. No Sassuolo, ele tinha números impressionantes na comparação com os principais laterais esquerdos da Europa. Caso não tenha uma oportunidade em breve na seleção brasileira, o atleta vê com bons olhos atuar pela seleção italiana e representar essa camisa histórica, já que sua cidadania está prestes a sair", disse Vinícius Prattes, em entrevista ao "Calciomercato".
Tem bola para isso?
Rogério passou por todas as seleções brasileiras inferiores. Com a equipe sub-17, ele disputou um Mundial. No sub-20, foi a um Sul-Americano. Já no time sub-23, disputou apenas um amistoso preparatório para o Jogos de Tóquio-2020.
Classificação e jogos
O lateral chegou à Itália pouco depois de completar 18 anos e, apesar de ter sido contratado da Juventus, só atuou profissionalmente pelo Sassuolo.
Foram seis temporadas e mais de 150 partidas disputadas pelo clube da Emilia-Romagna. Apesar de ter visto seu nome ser citado algumas vezes como possível reforço dos maiores clubes da Itália ao longo desse período, o brasileiro acabou negociado na última janela de transferências com o Wolfsburg, da Alemanha, e por um valor relativamente baixo para um jogador tão ambicioso: 5,5 milhões de euros (R$ 29,3 milhões).
Itália à brasileira
Vivendo uma das maiores crises técnicas da sua história, a Azzurra tem amplificado nos últimos anos sua tradição de aproveitar jogadores nascidos em outros países, mas que possuem, por algum motivo (ascendência ou naturalização), cidadania italiana.
Só ao longo do último ano, os zagueiros Rafael Tolói (Atalanta) e Luiz Felipe (Bétis), o lateral esquerdo Emerson Palmieri (West Ham) e o volante Jorginho (Arsenal), todos naturais do Brasil, defenderam a seleção tetracampeã mundial.
Curiosamente, na relação italiana para esta Data Fifa (jogos contra Macedônia e Ucrânia), pelas eliminatórias da Euro-2024, não há nenhum reforço que poderia estar vestindo a camisa canarinho. O único convocado que não nasceu na Bota é o centroavante Mateo Retegui (Genoa), que é oriundo da Argentina.
Vai começar a Copa
A próxima Copa do Mundo começa oficialmente nesta quinta-feira, com o pontapé inicial das eliminatórias sul-americanas.
Com a ampliação no número de participantes do torneio da Fifa (que agora terá 48 seleções, e não mais 32), os seis primeiros colocados no qualificatório da Conmebol carimbarão o passaporte para o Canadá/Estados Unidos/México-2026. E a sétima melhor equipe ainda terá uma nova chance de classificação na repescagem mundial.
O Brasil estreia nas eliminatórias na sexta, contra a Bolívia, no Mangueirão (Belém). Ainda nesta Data Fifa, enfrenta o Peru, daqui a uma semana, fora de casa.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberJá a Itália, que falhou na tentativa de ir aos dois últimos Mundiais, só iniciará a corrida por uma vaga na Copa em março de 2025, quando terá início o qualificatório da Europa.
Deixe seu comentário