Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Novo goleiro da seleção já esteve na Premier League, mas nem pegou banco

Convocado pela primeira vez para defender a seleção, Lucas Perri já foi adversário dos outros goleiros relacionados por Fernando Diniz para a rodada dupla que abre as eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2026.

Não, o camisa 12 do Botafogo nunca jogou uma edição de Campeonato Brasileiro que contasse também com a participação de Alisson e Ederson. Esse "encontro" aconteceu lá na Premier League inglesa.

Quatro anos atrás, Perri passou um semestre emprestado ao Crystal Palace e teve a experiência de vivenciar a liga nacional mais rica e badalada do planeta, onde já estavam os arqueiros de Liverpool e Manchester City, agora seus companheiros de seleção.

Seis meses só de treinos na Inglaterra

Perri tinha acabado de completar 21 anos e era a terceira opção do São Paulo para a posição (atrás de Tiago Volpi e Jean) quando recebeu a proposta para atuar na elite do futebol inglês.

O acordo com o Crystal Palace era de curto prazo (apenas seis meses), mas contava com uma opção de compra no valor de 4,5 milhões de euros (R$ 24 milhões, na cotação) que o clube do Morumbi tinha certeza que seria ativada.

Só que o semestre do brasileiro em Londres não passou de um período prolongado de treinos. O Palace, que já contava com outros cinco goleiros no elenco, não chegou a relacionar Perri nem mesmo para o banco de reservas de alguma partida do seu time principal. Com isso, também optou por não adquirir os direitos econômicos do jogador.

Apesar de não ter sido aproveitado, o hoje destaque do líder do Brasileiro sempre costuma falar bem do período que passou na Inglaterra.

"Foi uma oportunidade para crescer. Quando estive lá, aprendi muita coisa, evoluí muito, não só como jogador, mas como pessoa", disse, em entrevista à Botafogo TV, no fim do ano passado.

Continua após a publicidade

Curiosamente, o time que Perri defendeu na Premier League tem como um dos seus acionistas o norte-americano John Textor, que é proprietário da SAF que administra o Botafogo. Essa coincidência até levou a um amistoso entre as duas equipes (empate por 0 a 0), durante o período da Copa do Mundo do Qatar-2022.

Depois que retornou ao São Paulo, o goleiro ainda passou dois anos e meio tentando a sorte (em vão) no Morumbi. Sua carreira só decolou após um período de empréstimo ao Náutico, no meio de 2022, seguido pela venda ao Botafogo.

Apesar do ótimo momento vivido no Brasileiro, Perri não entrou de cara na convocação de Diniz para a seleção. Ele só foi adicionado à lista após o corte de Bento, do Athletico-PR, por um problema muscular.

Vai começar a Copa

A próxima Copa do Mundo começa oficialmente hoje, com o pontapé inicial das eliminatórias sul-americanas.

Com a ampliação no número de participantes do torneio da Fifa (que agora terá 48 seleções, e não mais 32), os seis primeiros colocados no qualificatório da Conmebol carimbarão o passaporte para o Canadá/Estados Unidos/México-2026. E a sétima melhor equipe ainda terá uma nova chance de classificação na repescagem mundial.

Continua após a publicidade

O Brasil estreia nas eliminatórias amanhã, contra a Bolívia, no Mangueirão (Belém). Ainda nesta Data Fifa, enfrenta o Peru, na terça-feira (12 de setembro), fora de casa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes