Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Quem é o ex-Flamengo que virou aposta de Simeone nesta temporada?

Até algumas semanas atrás, o próprio Samuel Lino acreditava que seu futuro estava longe do Wanda Metropolitano. De volta após uma temporada emprestado ao Valencia, o atacante brasileiro foi colocado na lista de jogadores "abertos a negociação" do Atlético de Madri para a janela de transferências.

Propostas pelo ex-Flamengo não faltavam. Porto e Sporting desejavam contratá-lo e estavam dispostos a pagar bem mais que os 6,5 milhões de euros (R$ 34,6 milhões) que os espanhóis haviam investido em sua chegada, um ano atrás.

Só que o bom desempenho de Lino nos amistosos de pré-temporada, especialmente na vitória sobre o Manchester City, e a ida do belga Yannick Carrasco para o futebol da Arábia Saudita fizeram o técnico Diego Simeone fechar as portas para a saída do brasileiro e o transformaram em uma aposta para esta temporada dos colchoneros.

Quem é Samuel Lino?

Pouco conhecido aqui no Brasil, o camisa 12 do Atlético de Madri começou a carreira nas categorias de base do São Bernardo, profissionalizou-se no ABC paulista e passou um ano emprestado ao time sub-20 do Flamengo. Ele chegou a fazer parte do elenco rubro-negro campeão da Copa São Paulo de 2018.

No ano seguinte, foi negociado com o Gil Vicente. Mesmo jogando em um time pequeno de Portugal, conseguiu marcar 27 gols em três temporadas e chamar a atenção do clube espanhol.

Contratado no começo da temporada passada, acabou cedido ao Valencia para ganhar experiência. Titular inquestionável por lá, dividiu com Justin Kluivert a artilharia do time no Espanhol (seis gols) e foi essencial para evitar o rebaixamento.

Quais os planos de Simeone para o brasileiro?

Apesar de ser originalmente um homem de frente e de até já ter sido escalado como centroavante em alguns momentos da sua carreira, Lino não é tratado como atacante pelo técnico do Atlético de Madri.

Continua após a publicidade

No esquema 3-5-2 com que Simeone tem armado a equipe espanhola, o brasileiro faz as vezes de ala esquerdo, que possui funções mais ofensivas do que o seu equivalente pela direita.

Foi assim que Lino atuou nos dois jogos em que foi utilizado nesta temporada (25 minutos contra o Betis e mais 22 minutos frente o Rayo Vallecano). E, com a saída de Carrasco, escalado na posição nas rodadas jogadas antes da Data Fifa, é também onde ele está com o caminho livre para assumir a titularidade.

Um novo Atleti?

Normalmente lembrado pela eficiência do setor defensivo, o time de Simeone tem se destacado pela força dos seus homens de frente neste começo de temporada. O Atleti marcou dez gols nas três partidas que disputou do Espanhol e possui o melhor ataque da competição.

Com um jogo a menos que quase todos os oponentes (o confronto com o Sevilla foi adiado), os colchoneros somam sete pontos e ocupam a quarta colocação na La Liga. O líder Real Madrid tem 12 e é o único time ainda com 100% de aproveitamento.

Neste fim de semana, a equipe de Samuel Lino inicia uma sequência de partidas duras que darão uma ideia melhor do seu potencial para a temporada. O primeiro compromisso é contra o Valencia, sábado, fora de casa. Na terça-feira, estreia na Liga dos Campeões da Europa, frente à Lazio, na Itália. E, no domingo seguinte, encara o Real no dérbi da capital espanhola.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes