Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Champions vê debandada de astros e agora tem só 1 vencedor da Bola de Ouro

O heptacampeão da Bola de Ouro Lionel Messi se mudou para os Estados Unidos. O cinco vezes vencedor Cristiano Ronaldo fez as malas rumo à Arábia Saudita e abriu as portas para o atual campeão, Karim Benzema, trilhar o mesmo caminho.

Famosa por ser o palco dos maiores nomes do futebol mundial, a Liga dos Campeões da Europa dá início hoje à sua fase de grupos desfalcada de vários astros consagrados que preferiram faturar pesado em mercados alternativos e com apenas um vencedor de Bola de Ouro entre os inscritos.

Ganhador do prêmio em 2018, o meia croata Luka Modric, do Real Madrid, é o único participante da Champions 2023/24 que já venceu a eleição mais conceituada de melhor jogador do mundo -o polonês Robert Lewandowski, do Barcelona, faturou o The Best, que, apesar de ser organizado pela Fifa e ter aura de oficial, goza de prestígio menor na comunidade internacional.

E o próprio Modric só não se transferiu para a Arábia na última janela de transferência porque preferiu ficar quietinho na Espanha, mesmo com a possibilidade de ganhar bem mais no Oriente Médio.

A vez da nova geração

Com o fim de linha (pelo menos no cenário europeu) dos jogadores que formaram o primeiro escalão do mundo da bola ao longo de cerca de uma década e meia, a Champions testará agora o protagonismo de uma nova geração de astros que já vem sendo maturada há algum tempo.

O centroavante norueguês Erling Haaland, por exemplo, foi campeão da última temporada com o Manchester City e artilheiro de duas das três últimas edições do torneio. Isso tudo com apenas 23 anos.

Dois anos mais velho que o centroavante nórdico, Kylian Mbappé já era o principal jogador do Paris Saint-Germain mesmo quando tinha a companhia de Messi e Neymar. Agora sozinho, sonha em levar os franceses ao primeiro título.

O representante do Brasil nesta disputa da nova geração é Vinícius Júnior. Com a mesma idade de Haaland, já levantou uma Orelhuda com o Real Madrid. Mesmo jogando no mais alto nível, ainda precisa quebrar o muro que o tem separado de concorrer nos principais prêmios individuais, como a Bola de Ouro, para os quais ainda nem tem sido indicado como finalista.

Continua após a publicidade

Adeus da Champions

Essa será a última edição do torneio europeu no formato atual, que vem sendo utilizado desde 2003/04. A partir da temporada seguinte, ele passará por uma reformulação completa, acabará com a fase de grupos e contará com a presença de 36 equipes na etapa principal.

O sucessor do Manchester City no posto de vencedor da Champions será conhecido no dia 1º de junho de 2024. A final será jogada no estádio de Wembley, em Londres.

Champions - 1ª rodada

Hoje, às 13h45 - Milan x Newcastle, Grupo F
Hoje, às 13h45 - Young Boys x RB Leipzig, Grupo G
Hoje, às 16h - Paris Saint-Germain x Borussia Dortmund, Grupo F
Hoje, às 16h - Shakhtar Donetsk x Porto, Grupo H
Hoje, às 16h - Manchester City x Estrela Vermelha, Grupo G
Hoje, às 16h - Lazio x Atlético de Madri, Grupo E
Hoje, às 16h - Barcelona x Royal Antuérpia, Grupo H
Hoje, às 16h - Feyenoord x Celtic, Grupo E
Amanhã, às 13h45 - Real Madrid x Union Berlim, Grupo C
Amanhã, às 13h45 - Galatasaray x Copenhague, Grupo A
Amanhã, às 16h - Bayern de Munique x Manchester United, Grupo A
Amanhã, às 16h - Benfica x Red Bull Salzburg, Grupo D
Amanhã, às 16h - Braga x Napoli, Grupo C
Amanhã, às 16h - Arsenal x PSV Eindhoven, Grupo B
Amanhã, às 16h - Sevilla x Lens, Grupo B
Amanhã, às 16h - Real Sociedad x Inter de Milão, Grupo D

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes