Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Nem Vitor Roque sabe ainda quando trocará o Athletico-PR pelo Barcelona

Destaque do Athletico-PR e um dos principais candidatos a vestir a camisa 9 da seleção na próxima Copa do Mundo, Vitor Roque será jogador do Barcelona. A questão é que ninguém sabe ao certo quanto.

A contratação do jovem atacante de 18 anos já foi até anunciada pelo clube culé. No entanto, sua data de desembarque na Catalunha continua sendo uma pergunta sem resposta.

Sem muita certeza do que acontecerá nos próximos meses, a equipe paranaense e o estafe do jogador trabalharam com duas datas para a efetivação do negócio: janeiro de 2024 ou a janela de transferências de julho, depois do encerramento da atual temporada do futebol europeu.

Incertezas desde sempre

O anúncio da transferência de Vitor Roque para o Barcelona foi feito no dia 12 de julho. Na nota oficial publicada em seus canais, o clube catalão informou que o brasileiro continuaria no Athletico até junho. Ou seja, que reforçaria o elenco blaugrana apenas para a temporada 2024/25.

Um mês depois, em 13 de agosto, a situação mudou completamente. Durante uma entrevista coletiva pré-rodada do Campeonato Espanhol, o técnico Xavi Hernández afirmou que o atacante não precisaria esperar tanto tempo assim para chegar ao Barça e que já seria incorporado ao time em janeiro.

Só que o otimismo para uma chegada antecipada de Vitor Roque ao Camp Nou esfriou bastante nos últimos dias. Os mais recentes resultados financeiros do clube colocaram um ponto de interrogação sobre a viabilidade de o reforço ser inscrito na janela de inverno europeu.

Falta dinheiro

Passando por uma das mais pesadas crises econômicas da sua história, Barcelona vem travando nos últimos anos seguidas batalhas para se adequar às regras de Fair Play Financeiro impostas pela La Liga.

Continua após a publicidade

Na atual temporada, a entidade que organiza o Campeonato Espanhol permitiu ao clube culé uma folha salarial de no máximo 270 milhões de euros (R$ 1,4 bilhão) anuais, uma queda violenta na comparação com os 649 milhões de euros (R$ 3,4 bilhões) liberados um ano atrás.

Segundo o jornal catalão "Mundo Deportivo", não há espaço na folha de pagamentos atual do Barça para inserção do salário de Vitor Roque.

Por isso, ele só poderá ser inscrito em janeiro caso a equipe consiga reduzir seus custos atuais (com a saída de jogadores) ou aumentar seu limite de gastos (com novos patrocínios ou venda de ativos, como atletas, receitas futuras ou patrimônio físico). Caso contrário, a concretização da transferência terá de ficar para a janela seguinte.

Só sobrou o Brasileiro

Ao contrário de quatro das últimas cinco temporadas, quando chegou à decisão de pelo menos uma copa (Libertadores, Sul-Americana ou do Brasil) e alongou seu calendário, o Athletico tem apenas compromissos pelo Campeonato Brasileiro até o fim do ano.

Na série A, o time de Vitor Roque tem se mantido na parte de cima da classificação e, consequentemente, também na briga por vaga na próxima Libertadores.

Continua após a publicidade

Nesta noite, a partir das 19h30 (de Brasília), o Athletico recebe o Internacional.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes