Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Como Kaio Jorge e Reinier foram parar no 'elenco mais pobre' do Italiano

Kaio Jorge e Reinier, dois jogadores brasileiros que fizeram sucesso nas seleções de base e foram contratados ainda cedo por gigantes da Europa, precisaram recorrer ao dono do elenco mais modesto do Campeonato Italiano para continuar na elite do futebol do Velho Continente.

Sem perspectiva de serem aproveitados por Juventus e Real Madrid, respectivamente, e diante da falta de interesse de times mais relevantes do cenário europeu em contratá-los, os dois jovens de 21 anos acabaram emprestados ao Frosinone nesta temporada.

A equipe, que acabou de subir da segunda divisão após quatro anos de ausência, tem o grupo de atletas mais barato de todo o Calcio. De acordo com o "Transfermarkt", site especializado no Mercado da Bola, seu elenco está avaliado em 54,8 milhões de euros (R$ 284,4 milhões) -o Cagliari, segundo time menos valioso, custa 63,3 milhões de euros (R$ 328,6 milhões).

Kaio Jorge: 124 minutos na Juve

Contratado pela Juventus dois anos atrás, depois de um imbróglio com o Santos, Kaio Jorge disputou apenas 11 partidas e permaneceu em campo durante 124 minutos pelo clube mais vitorioso da história do futebol italiano.

O centroavante teve um número razoável de oportunidades na primeira metade da temporada 2021/22, mas não conseguiu balançar as redes. Sua situação em Turim desandou depois que ele sofreu uma grave lesão no joelho direito.

Kaio Jorge não disputa uma partida oficial fevereiro de 2022. Mesmo com o brasileiro estando 100% recuperado da lesão, a Juve resolveu não apostar nele para a atual temporada e o liberou ao Frosinone para ganhar experiência.

Reinier: acúmulo de decepções

Quando o Real resolveu fazer um novo negócio com o Flamengo para ter Reinier, imaginava que estava contratando alguém com potencial semelhante ao de Vinícius Júnior, a última cria rubro-negra que havia desembarcado no Santiago Bernabéu.

Continua após a publicidade

Mas a realidade tem sido bastante diferente. As únicas partidas que o meia-atacante disputou vestindo o tradicional uniforme merengue foram pelo Castilla, o time B do clube espanhol.

Reinier foi emprestado primeiro ao Borussia Dortmund, um tradicional desenvolvedor de jovens talentos. Mas os alemães só não o devolveram antes do fim do contrato de dois anos por conta das cláusulas previstas no acordo. Na temporada passada, acabou cedido ao Girona e também não decolou.

Os seguidos insucessos dificultaram bastante a tarefa do Real de encontrar um time para dar abrigo ao brasileiro em 2023/24. O Frosinone apareceu de última hora, como um proposta salvadora, em um momento em que os espanhóis já consideravam mandar o jovem de volta ao Castilla.

Melhor que o esperado

Com um elenco modesto e retornando à primeira divisão, o Frosinone vem tendo um início de temporada surpreendentemente bom até mesmo para seus torcedores mais otimistas.

O time dirigido por Eusebio di Francesco venceu dois dos quatro primeiros jogos que disputou no Italiano (Atalanta e Sassuolo) e iniciou a quinta rodada na sexta posição, com sete pontos, mesma pontuação do Napoli, atual campeão da Serie A.

Continua após a publicidade

Os dois reforços brasileiros do clube ainda não foram aproveitados. Kaio Jorge e Reinier só ficaram no banco até o momento e vivem a expectativa de serem utilizados pela primeira vez no jogo contra a Salernitana, hoje, fora de casa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes