Com Messi, Inter Miami vai de pior a melhor time dos EUA em só 2 meses
Em apenas dois meses, Lionel Messi conseguiu fazer o Inter Miami deixar o posto de pior time da MLS (Major League Soccer) nesta temporada para se transformar na equipe de melhor desempenho do futebol dos Estados Unidos.
Desde que o camisa 10 estreou com o uniforme rosa, no dia 21 de julho, o clube da Flórida conquistou 73,8% dos pontos colocados em jogo. Foram nove vitórias, quatro empates e uma derrota, na soma de todas as competições disputadas.
Nenhuma outra das 28 franquias inscritas na edição 2023 da MLS obteve um aproveitamento tão alto no período. Quem mais se aproxima do desempenho do time do ex-Barcelona e Paris Saint-Germain é o Columbus Crew, com 70,4%.
Aproveitamento pré-Messi era de 35,9%
Quando o recordista de prêmios de melhor do mundo desembarcou nos Estados Unidos, o Inter ocupava a lanterna da Conferência Leste e tinha a pior campanha entre todos os participantes da MLS. Seu aproveitamento na temporada não chegava à metade do registrado na "era Messi": 35,9%.
Nas dez partidas anteriores à estreia do craque argentino, o clube que tem David Beckham como um dos donos só obteve uma única vitória e parecia sem forças para esboçar uma recuperação.
A franquia de Miami chegou a emendar seis derrotas consecutivas no começo da temporada e passou mais de 300 minutos sem marcar um mísero golzinho. Para completar, quando fez a maior contratação da sua curta história, o clube estava sem técnico, já que havia acabado de demitir o inglês Phil Neville.
A virada de chave
O mundo do Inter mudou depois da chegada de Messi. Foram 12 partidas consecutivas sem perder, um recorde na história do clube fundado em 2018, que levaram o time ao título da Copa da Liga, à final do US Open e a voltar a sonhar com a classificação para os playoffs da MLS.
A única derrota da franquia floridense nos últimos dois meses aconteceu há pouco mais de uma semana. Só que o camisa 10 não participou do jogo contra o Atlanta United (5 a 2) por orientação do departamento médico.
Messi voltou a ficar à disposição do técnico Tata Martino na rodada passada da liga norte-americana, mas deixou o campo machucado na goleada por 4 a 0 sobre o Toronto. No entanto, a lesão muscular sofrida não é das mais graves e não o tirará de ação por muito tempo.
Será que dá tempo?
Mesmo com a arrancada promovida por Messi, o Inter Miami ainda está fora da zona de classificação para os playoffs da MLS.
Décimo terceiro colocado do Leste, o time tem seis rodadas pela frente para subir pelo menos quatro posições na classificação e assim continuar na corrida pelo título.
No momento, a diferença entre o Inter e o DC United, atual dono da última vaga nos playoffs, é de cinco pontos (36 a 31). No entanto, a equipe de Messi tem duas partidas a mais para disputar até o fim da temporada regular.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberAlém de tentar chegar aos playoffs da MLS, o clube da Flórida também terá a chance nos próximos dias de levantar mais um troféu. Na quarta-feira, enfrenta o Houston Dynamo, na decisão do US Open.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.