Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

7 estrangeiros que já podem assinar 'de graça' com seu time para 2024

O Campeonato Brasileiro está a pleno vapor, a Copa do Brasil já definiu seu campeão, a Libertadores entra nesta semana na fase semifinal e ainda há mais três meses até o fim do ano. Mas os dirigentes mais espertos já estão pensando lá na frente... na montagem dos seus elencos para 2024.

E eles não estão precipitados. Afinal, já é possível realizar contratações para a próxima temporada. Basta convencer jogadores que estão a menos de seis meses do término dos seus vínculos atuais a assinarem pré-contratos para serem acionados no começo do ano.

O "Blog do Rafael Reis" dá uma forcinha aos cartolas dos clubes brasileiros e apresenta abaixo sete jogadores estrangeiros que estão com contratos no fim e já podem acertar transferências para a próxima temporada.

EMANUEL MAMMANA
Zagueiro, 27 anos
Argentino, River Plate (ARG)

Ex-jogador da seleção argentina e com bastante experiência europeia no currículo (defendeu Zenit e Lyon), o zagueiro tem sofrido com problemas físicos, e por isso, não consegue ter sequência como titular. Mas Mammana é um defensor acima da média, ainda relativamente jovem e pode tranquilamente recuperar sua melhor fase. Por isso, é uma aposta válida mesmo para os clubes mais poderosos do Brasil.

CARLOS VELA
Atacante, 34 anos
Mexicano, Los Angeles FC (EUA)

Imagem
Imagem: Divulgação

Um dos jogadores mais importantes da MLS (Major League Soccer) nos últimos anos, o ex-Arsenal e Real Sociedad não é para o bico de qualquer um no futebol brasileiro, já que ganha o equivalente a R$ 1,4 milhão por mês na Califórnia. Mas o investimento pode valer a pena, já que Vela, apesar da idade elevada, continua produzindo pelo menos 20 gols por temporada (entre os marcados por ele e resultados das suas assistências).

MAXI MEZA
Meia-atacante, 30 anos
Argentino, Monterrey (MEX)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Reprodução

É pouco comum vermos jogadores que disputaram uma Copa do Mundo pela Argentina defendendo clubes brasileiros. Mas Meza, titular em dois dos quatro jogos da seleção de Messi na Rússia-2018, tem mesmo uma trajetória peculiar. Ao contrário dos atletas normalmente convocados pelos hermanos, ele nunca atuou na Europa e está na quinta temporada consecutiva no México.

JOSEF MARTÍNEZ
Atacante, 30 anos
Venezuelano, Inter Miami (EUA)

Imagem
Imagem: Divulgação

Artilheiro da MLS em 2018 e eleito em três oportunidades para a seleção da temporada da liga norte-americana, o venezuelano perdeu espaço no Inter Miami depois da reestruturação do time provocada por Messi. Frequentando muito mais o banco do que está acostumado, Martínez pode preferir explorar uma nova equipe (e um novo mercado) onde tenha mais espaço a renovar a parceria com o craque argentino em 2024.

SANTIAGO ARIAS
Lateral direito, 31 anos
Colombiano, Cincinnati (EUA)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Divulgação

Tem experiência para dar e vender. Disputou duas Copas do Mundo (Brasil-2014 e Rússia-2018) pela Colômbia e ficou 12 temporadas atuando na Europa, com direito a passagens por Atlético de Madri e Bayer Leverkusen. Melhor no apoio do que na defesa, Arias tem jogado aberto pela direita na linha de meio-campistas no Cincinnati, time norte-americano pelo qual tem atuado desde janeiro.

ALEXANDER ARAVENA
Atacante, 21 anos
Chileno, Universidad Católica (CHI)

Imagem
Imagem: Divulgação

Não é muito comum ver um jogador tão novo quanto Aravena chegar à reta final do contrato e ter a possibilidade de protagonizar uma transferência sem custos. O camisa 18 da Universidad Católica é uma das maiores promessas do futebol chileno e já disputou cinco partidas pela seleção principal neste ano. O problema para os clubes brasileiros é que Benfica e Sunderland também desejam contratá-lo.

FERNANDO ZAMPEDRI
Atacante, 35 anos
Argentino, Universidad Católica (CHI)

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Divulgação

Um dos principais artilheiros do futebol sul-americano na atualidade, o veterano argentino foi o artilheiro das três últimas edições do Campeonato Chileno e está novamente na liderança na atual temporada. É verdade que a idade elevada complica um pouco as chances de Zampedri emplacar no Brasil. Mesmo assim, o centroavante, que já esteve na mira do Internacional, ainda pode ser útil para cumprir contratos de tiro curto.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes