Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Para IA, Neymar é apenas o 44º melhor jogador do Sauditão até agora

Reforço mais caro da história do futebol saudita, Neymar é apenas o 44º melhor jogador até o momento da primeira divisão do campeonato nacional mais rico e estrelado do Oriente Médio nesta temporada.

Essa não é a opinião de jornalistas ou torcedores que podem nutrir algum tipo de simpatia ou antipatia pelo camisa 10 brasileiro, mas sim de uma plataforma de inteligência artificial que transforma em notas o que os atletas produzem (ou deixam de produzir) em campo.

De acordo com o "Sofascore", o meia-atacante do Al-Hilal tem média 7,20 pelo futebol demonstrado nas três partidas da liga saudita que disputou até agora. Essa marca é inferior às de 43 jogadores que disputam a competição.

O que aconteceu?

Contratado por 90 milhões de euros (quase R$ 480 milhões), Neymar já disputou quatro jogos oficiais por seu novo clube e ainda não conseguiu balançar as redes. Na vitória por 2 a 0 sobre o Al-Shabab, na sexta-feira, ele chegou a desperdiçar um pênalti.

Considerando também o confronto contra o Navbahor, pela Liga dos Campeões da Ásia, a média do brasileiro com a camisa do Al-Hilal sobe um pouquinho, para 7,42.

O melhor jogador da liga saudita até o momento, pelo menos para o "Sofascore", é Cristiano Ronaldo, com nota 8,37. O craque português do Al-Nassr já soma dez gols em sete apresentações no torneio.

Sete atletas brasileiros têm média superior à de Neymar nesta edição do Sauditão. O melhor deles é o meia-atacante Igor Coronado, camisa 10 do Al-Ittihad, com 8,17, terceiro melhor desempenho entre os jogadores de todas as nacionalidades.

Pressão na Champions

Em busca do primeiro gol no Oriente Médio e de um futebol mais condizente com seu status profissional, Neymar visita hoje o Nassaji Mazandaran, do Irã, pela segunda rodada do Grupo D da Liga dos Campeões da Ásia.

Continua após a publicidade

O Al-Hilal já chega pressionado à partida porque não conseguiu vencer o modesto Navbahor, do Uzbequistão, em sua estreia na competição. E como apenas o primeiro colocado de cada chave tem classificação garantida para as oitavas de final, um novo tropeço pode ser fatal.

Já no Saudita, a situação de Neymar e seus companheiros é bem mais tranquila. O time dirigido por Jorge Jesus retomou a liderança do campeonato no último fim de semana e agora tem um ponto de vantagem para o Al-Ittihad (20 a 19).

Melhores jogadores do Sauditão 2023/24*

1 - Cristiano Ronaldo (POR, Al-Nassr): 8,37
2 - Salem Al-Dawsari (ARA, Al-Hilal): 8,20
3 - Igor Coronado (BRA, Al-Ittihad): 8,17
4 - Mourad Batna (MAR, Al-Fateh): 8,14
5 - Malcom (BRA, Al-Hilal): 7,94
6 - Karim Benzema (FRA, Al-Ittihad): 7,85
7 - Álvaro Medrán (ESP, Al-Taawoun): 7,84
8 - Riyad Mahrez (MAR, Al-Ahli): 7,78
9 - Mateus Castro (BRA, Al-Taawoun): 7,76
10 - Marcelo Brozovic (CRO, Al-Nassr): 7,76
44 - Neymar (BRA, Al-Hilal): 7,20

*de acordo com o "Sofascore"

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que foi informado em uma versão anterior, Benzema é jogador do Al-Ittihad. O erro já foi corrigido.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.