Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Abel já foi demitido? Saiba como treinador saiu dos seus antigos clubes

Sem vencer há seis jogos, com apenas um triunfo nas últimas nove partidas e cada vez mais distante da briga pelo título brasileiro, Abel Ferreira vive seu pior momento como técnico do Palmeiras.

Tratado quase como uma unanimidade pela torcida desde o início da sua vitoriosa jornada pelo clube, há três anos, o português tem visto crescer dentro da comunidade alviverde as críticas ao seu trabalho e até mesmo a ideia de que é hora de uma mudança no comando do time.

Mas será que Abel, cujo contrato com o clube paulista vai até dezembro do próximo ano, já foi demitido de alguma equipe onde trabalhou como treinador? É essa pergunta que o "Blog do Rafael Reis" responde logo abaixo.

Abel é quem pede para sair

O Palmeiras é apenas o terceiro trabalho do português de 44 anos como técnico de um time principal. E, nas duas experiências anteriores, quem optou por uma mudança de ares foi o próprio treinador.

O ex-lateral estreou como treinador de primeiro escalão à frente do Braga. Entre abril de 2017 e junho de 2019, ele dirigiu a equipe portuguesa em 102 partidas. Seduzido pela possibilidade de disputar a Liga dos Campeões da Europa (ainda que nas fases preliminares), escolheu não renovar com o clube e partir para o PAOK, então campeão grego.

Por lá, trabalhou durante um ano e quatro meses. Seu maior feito foi eliminar o Benfica, de Jorge Jesus, das etapas classificatórias da Champions. No fim de outubro de 2020, recebeu uma proposta do Palmeiras. Como já não estava muito bem no PAOK, pediu para sair e teve seu desejo atendido.

Demissão e polêmica

Antes de ir para o Braga e estrear como treinador no futebol dos adultos, Abel ficou três anos trabalhando nas categorias de base do Sporting, clube onde havia encerrado sua carreira de jogador. O ex-lateral passou duas temporadas à frente da equipe sub-19, pela qual chegou a conquistar um título português, e dirigiu por um ano o time B.

Continua após a publicidade

Sua saída de Lisboa foi polêmica. De acordo com nota oficial divulgada pelo Sporting na época, Abel foi avisado que não seria o treinador da equipe na temporada 2014/15, mas que poderia permanecer no clube em uma outra função.

Como não concordou com a "despromoção", acabou demitido. Mais tarde, concedeu uma entrevista a uma rádio local em que afirmou que sua saída não foi motivada por resultados esportivos, mas sim por atritos com o presidente Bruno de Carvalho.

Jogo ideal?

Sem pontuar há quatro rodadas do Campeonato Brasileiro e já correndo risco de sair até mesmo da zona de classificação para a próxima Copa Libertadores da América, o Palmeiras tem hoje uma espécie de "jogo ideal" para aliviar a crise.

Afinal, o Coritiba, seu adversário a partir das 18h30 (de Brasília), na capital paranaense, é o vice-lanterna e também o dono da pior defesa (57 gols sofridos) da competição.

No primeiro turno, quando ainda não havia mergulhado na crise e despontava como um dos principais candidatos ao título da Série A, o Palmeiras venceu por 3 a 1. Artur e Rony (duas vezes), dois dos jogadores que mais perderam rendimento nos últimos meses, marcaram os gols palestrinos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.