Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Como melhor brasileiro na Inglaterra virou 'fantasma' para Diniz na seleção

O melhor jogador brasileiro nesta edição do Campeonato Inglês, a liga nacional número um do mundo, ainda não apareceu em convocações de Fernando Diniz e já está afastado da seleção há dois anos.

Autor de dois gols na goleada por 4 a 1 aplicada pelo Aston Villa sobre o West Ham, no domingo, o volante Douglas Luiz chegou a seis bolas nas redes nesta temporada e justificou ainda mais os elogios que tem recebido semanalmente na Premier League.

De acordo com o Sofascore, plataforma de inteligência artificial que transforma as estatísticas do que os jogadores produzem dentro de campo em notas que avaliam seu desempenho, o ex-Vasco está no top 10 dos craques da primeira divisão inglesa em 2023/24.

Sua média nesta temporada é de 7,57, a segunda maior entre todos os volantes (perde apenas para o espanhol Rodri, do Manchester City) e a mais alta de um atleta brasileiro de qualquer posição -o segundo colocado é Lucas Paquetá, do West Ham, com 7,30, que ocupa o 37º lugar no ranking geral.

Interesse de gigantes

Jogador do Aston Villa desde 2019, Douglas Luiz já está no radar dos clubes da prateleira mais alta do futebol europeu há algumas temporadas e chegou a ver três propostas feitas pelo Arsenal para contratá-lo serem rejeitadas no ano passado.

Agora, segundo vários veículos da imprensa inglesa, o nome do brasileiro de 25 anos voltou a ser tratado como opção para a próxima janela de transferências pelos Gunners e também pelo Liverpool.

Segundo o "Transfermarkt", plataforma especializada na cobertura do Mercado da Bola, Douglas Luiz tem contrato até junho de 2026 e um preço estimado de 55 milhões de euros (R$ 292,8 milhões). No entanto, é bem provável que seu clube exija um valor mais alto para negociá-lo.

Pressão em Diniz

Após os tropeços da seleção na última Data Fifa (empate em casa com a Venezuela e derrota para o Uruguai, como visitante), a convocação de Douglas Luiz passou a ser cobrada em peso nas redes sociais.

Continua após a publicidade

O problema é que o camisa 6 do Aston Villa atua como volante e segundo homem de meio-campo, posições em que Diniz já tem preferidos bem claros.

Casemiro é referência global e um dos meias defensivos mais respeitados da última década, ainda que não viva seu melhor momento no Manchester United, Bruno Guimarães foi revelado pelo treinador ainda no Audax bem antes de virar estrela do Newcastle e André é seu jogador no Fluminense.

O técnico da seleção já convocou também mais dois jogadores para o setor: Gerson (Flamengo) e Joelinton (Newcastle).

Briga por Champions

Embalado pelo ótimo momento de Douglas Luiz, o Aston Villa tem sonhado alto. Os torcedores já acreditam que seja possível conquistar a classificação para a próxima Liga dos Campeões da Europa, competição que o clube disputou duas vezes (1981/82 e 1982/83) e ficou com o título em uma.

Com nove das 38 rodadas da Premier League já disputadas, a equipe de Unai Emery soma 19 pontos e ocupa a quinta colocação. O Liverpool, hoje dono da última vaga da Inglaterra na Champions, tem só um ponto a mais.

Continua após a publicidade

Enquanto não retorna ao mais rico e importante torneio continental do planeta, o Villa joga nesta temporada a Conference League, uma espécie de terceira divisão do futebol europeu. Lanterna do Grupo E, visita amanhã o AZ Alkmaar, na Holanda.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que foi informado, foi o Aston Villa que goleou o West Ham. O erro já foi corrigido.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.