Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Qual time brasileiro mais revelou jogadores para o 1º escalão da Europa?

Quando Vinícius Júnior faz uma jogada mágica com a camisa do Real Madrid, os treinadores que o acompanharam na base do Flamengo certamente abrem um sorriso. Cada gol de Rodrygo na Espanha reflete um pouco dos treinos a que ele foi submetido enquanto garoto no Santos E os desarmes de Casemiro no Manchester United têm um dedo dos "professores" das categorias menores do São Paulo.

Todo jogador profissional de futebol, daqueles que atuam na terceira divisão de um campeonato estadual até os que ocupam o topo da cadeia global, é resultado de uma vida inteira de treinamentos e evolução físico-técnica. E esse trabalho passa, necessariamente, por tudo que ele experimentou durante a infância e a adolescência.

Sendo assim, o "Blog do Rafael Reis" mergulhou na lista de jogadores que disputam a temporada 2023/24 dos cinco principais campeonatos nacionais da Europa (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Francês) para descobrir quais os clubes brasileiros que mais espalharam suas crias pela elite do futebol do Velho Continente.

Para fins de classificação, consideramos como jogador revelado por um clube aquele que se profissionalizou por lá ou que se transferiu para esse time direto para o exterior, ainda que tenha completado sua formação nas categorias de base de alguma equipe estrangeira.

Empate no topo

A partir desse critério, houve um empate no posto de time nacional que mais fornece pé de obra para o primeiro escalão da Europa. Flamengo e Santos dividem o primeiro lugar nesse ranking.

Os atuais campeões da Libertadores intensificaram nos últimos anos a venda dos seus jovens para o exterior a fim de arrecadar dinheiro para manter um elenco profissional mais experiente e gabaritado.

Nesta temporada, dez revelações rubro-negras estão no topo do Velho Continente: Vinícius Júnior (Real Madrid), Lucas Paquetá (West Ham), João Gomes (Watford), Matheus França (Crystal Palace), Vini Souza (Sheffield United), Rodrigo Muniz (Fulham), Lázaro (Almería), Natan (Napoli), Reinier (Frosinone) e Kauã Santos (Eintracht Frankfurt).

Esse é exatamente o mesmo número de "Meninos da Vila" espalhados pelos maiores clubes da Europa. Além de Rodrygo, companheiro de Vini Jr. no Real, o time paulista formou Deivid Washington (Chelsea), Kaiky (Almería), Lucas Pires (Cádiz), Felipe Anderson e André Anderson (Lazio), Kaio Jorge (Frosinone), Ângelo (Strassbourg), Caio Henrique (Monaco) e Emerson Palmieri (West Ham).

Continua após a publicidade

O São Paulo completa o pódio, com sete revelações. Outros times tradicionalmente famosos por desempenhar um bom trabalho na base, como Fluminense, Internacional e Athletico-PR, também aparecem no top 10.

No total, 38 clubes do país do futebol formaram atletas para o primeiro escalão do futebol europeu nesta temporada. A lista inclui times que hoje são pouco relevantes no cenário nacional, como o Ituano, de onde saiu o atacante Gabriel Martinelli, astro do Arsenal, e o Audax, responsável pelo surgimento do volante Bruno Guimarães, do Newcastle, que é titular da seleção.

Brasileiros que mais revelaram para a elite europeia

1 - Flamengo: 10 jogadores
Santos: 10 jogadores
3 - São Paulo: 7 jogadores
4 - Corinthians: 6 jogadores
5 - Athletico-PR: 4 jogadores
Grêmio: 4 jogadores
Internacional: 4 jogadores
8 - América-MG: 3 jogadores
Coritiba: 3 jogadores
Desportivo Brasil: 3 jogadores
Fluminense: 3 jogadores
Palmeiras: 3 jogadores
Vasco: 3 jogadores

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes