Em alta no Palmeiras, Endrick já é o 3º maior artilheiro sub-17 do planeta
Autor de dois gols e líder do Palmeiras na histórica virada por 4 a 3 aplicada sobre o Botafogo, na quarta-feira, que incendiou o Campeonato Brasileiro, Endrick já é o terceiro maior artilheiro sub-17 do mundo.
O adolescente brasileiro já soma 13 bolas nas redes desde que estreou como profissional, há um ano e um mês. A marca é bem superior a de outros nomes mais badalados da sua idade, como o espanhol Lamine Yamal (Barcelona), o francês Warren Zaire-Emery (PSG) e o equatoriano Kendry Páez (Independiente del Valle).
Entre todos os jogadores que ainda não completaram o 18º aniversário e atuam em ligas minimamente relevantes no cenário internacional, Endrick só tem menos gols que o sérvio Milos Lukovic (25) e o sueco Roony Bardghji (14).
Rivais jogaram mais
Os dois garotos com mais gols que o camisa 9 do Palmeiras, no entanto, já possuem uma experiência maior no futebol dos adultos que o brasileiro.
Classificação e jogos
Enquanto Endrick disputou 53 partidas como profissional até o momento e passou boa parte da temporada sendo deixado no banco por Abel Ferreira, Lukovic, o número um do ranking, já foi a campo 62 vezes pelo IMT Belgrado e até assumiu a braçadeira de capitão do time que luta contra o rebaixamento na Sérvia.
Bardghi, o vice-artilheiro da molecada, também já tem uma rodagem maior. Ele está para completar dois anos como profissional (estreou no fim de novembro de 2021) e tem 63 partidas oficiais pelo Copenhague, equipe mais poderosa da Dinamarca, no currículo.
Em média de gols, Endrick (0,24 por jogo) supera os números do sueco (0,22), mas continua atrás de Lukovic (0,40).
Arrancada
Transformado em titular depois da eliminação para o Boca Juniors nas semifinais da Copa Libertadores da América, Endrick se transformou em um dos principais triunfos do Palmeiras para tentar uma arrancada de última hora pelo título brasileiro.
Com quatro vitórias consecutivas, a equipe alviverde conseguiu reduzir a diferença em relação ao líder Botafogo para apenas três pontos (vale lembrar que os cariocas têm uma partida a menos).
Na rodada deste fim de semana, o time de Abel vai primeiro a campo e recebe o Athletico-PR, amanhã à noite. Na segunda, o Botafogo encara o clássico contra o Vasco.
Maiores artilheiros sub-17 do planeta
1 - Milos Lukovic (SER, IMT Belgrado): 25 gols como profissional
2 - Roony Bardghji (SUE, Copenhague): 14 gols
3 - Endrick (BRA, Palmeiras): 13 gols
4 - Can Uzun (TUR, Nuremberg): 8 gols
5 - Faniel Tewelde (NOR, Odd): 5 gols
George Ilenikhena (NIG, Royal Antuérpia): 5 gols
Kendry Páez (EQU, Independiente del Valle): 5 gols
Oscar Schwartau (DIN, Brondby): 5 gols
9 - Lucas Bergvall (SUE, Djugarden): 4 gols
10 - Gianluca Prestiani (ARG, Vélez Sarsfield): 3 gols
Eli Junior Kroupi (FRA, Lorient): 3 gols
Roger Fernandez (POR, Braga): 3 gols
Sverre Nypan (NOR, Rosenborg): 3 gols
Warren Zaire-Emery (FRA, Paris Saint-Germain): 3 gols
Yasin Özcan (TUR, Kasimpasa): 3 gols
Deixe seu comentário