7 jogadores brasileiros em baixa na Europa para seu time repatriar em 2024
Não adianta. Por mais que as condições financeiras dos clubes brasileiros tenham dado uma melhorada nos últimos anos, ainda é impossível trazer de volta para casa jogadores que estão brilhando no primeiro escalão da Europa.
Mas isso não significa que os times do país pentacampeão mundial devam ignorar as opções dadas pelo Mercado da Bola do Velho Continente. Pelo contrário, mesmo atletas que não estejam vivendo grande momento do outro lado do Oceano Atlântico podem ser opções interessantes de reforços por aqui.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores brasileiros em baixa no futebol europeu que os clubes brasileiros têm totais condições de repatriar na virada do ano. Será que veremos muitos deles no nosso país em 2024?
GUSTAVO SCARPA
Meia, 29 anos, Olympiacos (GRE)
Principal jogador do Palmeiras na conquista do título brasileiro do ano passado, o meia se transferiu em janeiro para o Nottingham Forest porque queria ter uma experiência na Europa. Só que sua passagem pela Inglaterra foi prejudicada pelo golpe de criptomoedas do qual foi vítima e durou só um semestre. Em agosto, Scarpa foi emprestado ao Olympiacos para tentar recomeçar no Velho Continente. Mas as coisas na Grécia também não estão indo muito bem para o brasileiro. Relegado ao banco, o hoje camisa 10 tem tudo para ser repatriado na janela de janeiro. Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG são os principais candidatos a recebê-lo.
ALEX SANDRO
Lateral esquerdo, 32 anos, Juventus (ITA)
Titular da lateral esquerda seleção brasileira na última Copa do Mundo, não vem jogando na Juventus por conta de um problema muscular. No entanto, mesmo antes da lesão, Alex Sandro já havia perdido a titularidade na equipe italiana. Aos 32 anos e com contrato apenas até o fim da temporada, o defensor já não tem mais perspectiva de uma vida longa pela frente em Turim. Com vasta experiência internacional e inteligência tática acima da média (tem jogado cada vez mais como zagueiro), é um daqueles reforços que agregaria demais ao elenco de qualquer clube brasileiro.
ANDREY SANTOS
Volante, 19 anos, Nottingham Forest (ING)
Na rápida passagem de Ramón Menezes como técnico interino da seleção, o jovem volante revelado pelo Vasco chegou a ser titular da equipe canarinho. Por isso, a chegada de Andrey Santos ao Chelsea despertava muita expectativa. Só que o garoto não conseguiu espaço no inchado elenco do clube londrino e acabou cedido ao Nottingham Forest. Dois meses e meio após a cessão, o jogador soma apenas sete minutos de Premier League em campo, algo que certamente não agrada os donos dos seus direitos econômicos. Nesse cenário, é bem possível que o Forest libere Andrey para ser reemprestado a outro time na virada do ano. E uma volta ao Brasil pode ajudar o jovem a reposicionar sua carreira e ganhar mais experiência.
JOÃO VICTOR
Zagueiro, 25 anos, Benfica (POR)
Em sua segunda temporada na Europa, o ex-Corinthians só foi utilizado pelo Benfica durante 25 minutos de uma única partida do Português. A falta de perspectivas com o técnico Roger Schmidt são um forte indicativo de que, assim como aconteceu em 2022/23, João Victor será liberado na janela de janeiro. Da última vez, o zagueiro acabou emprestado ao Nantes. Agora, uma transferência ao Brasil (por tempo limitado ou com venda dos direitos) também está sendo cogitada.
CARLOS VINÍCIUS
Atacante, 28 anos, Fulham (ING)
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberEm temporadas anteriores, especialmente quando jogava no Benfica, o centroavante chegou a ter seu nome pedido na seleção. Só que Vinícius da Pose tem emendado temporadas ruins desde que deixou Portugal. Após passagens pouco marcantes por Tottenham e PSV, o brasileiro defende o Fulham desde a temporada passada e não apresenta nada que o coloque novamente no radar da CBF. Reserva na maioria dos jogos, precisa de um fato novo para tentar deslanchar mais uma vez. E esse fato novo poderia ser um empréstimo ou venda para o Brasil.
MARCÃO
Zagueiro, 27 anos, Sevilla (ESP)
Revelado pelo Athletico-PR, o zagueiro achou que estava fazendo um grande negócio quando se transferiu para o Sevilla, no começo da temporada, após atuar em Portugal e na Turquia. Mas, com seguidos problemas musculares, só conseguiu disputar 11 partidas pela equipe espanhola até o momento. Ainda que essa falta de oportunidades tenha muito mais a ver com questões físicas do que técnicas, Marcão perdeu o rótulo de jogador confiável no seu clube. Aqui no Brasil, ele conseguiria recomeçar sem tanta desconfiança.
HENRIQUE SILVA
Lateral esquerdo, 29 anos, Lyon (FRA)
Ex-jogador do Vasco, o lateral conseguiu uma transferência para o Lyon quando Juninho Pernambucano dava as cartas por lá. O brasileiro, no entanto, nunca foi peça importante na equipe francesa. E, nesta temporada, mesmo com o clube afundado na tabela de classificação, só foi utilizado duas vezes. Por tudo isso, não será nenhuma surpresa se Henrique Silva fizer em breve o caminho de volta para jogar no Brasil. E o Botafogo, que tem o mesmo proprietário do Lyon (John Textor), já é o favorito para selar esse negócio.
Deixe seu comentário