Como zebra na Espanha pode levar dupla brasileira para o Manchester City
O histórico início de temporada do Girona, líder do Campeonato Espanhol após a disputa de 13 rodadas, pode acabar levando dois jogadores brasileiros do time catalão para o Manchester City.
O lateral direito Yan Couto, já convocado por Fernando Diniz para a seleção brasileira, e o meia-atacante Savinho, dois dos principais destaques da equipe sensação da La Liga, têm uma ponte já construída para se mudarem à Inglaterra em 2024/25.
Isso acontece porque o Girona e o atual vencedor da Liga dos Campeões da Europa têm o mesmo dono, o City Football Group (proprietário do Bahia aqui no Brasil), o que facilita bastante o tráfego de jogadores entre eles.
Opção de ponta agressivo
Apesar de o planejamento original do Grupo City para Savinho ser uma permanência de pelo menos duas temporadas na Espanha para adquirir uma boa experiência internacional antes de tentar voos mais altos, o nome do ponta brasileiro vem sendo cada vez mais pedido pelos torcedores da equipe de Manchester nas redes sociais.
O jovem de 19 anos, revelado pelas categorias de base do Atlético-MG, já soma cinco gols e quatro assistências nesta temporada. Além disso, tem sido tratado como o jogador com maior potencial para desequilibrar jogos do Girona.
Savinho tem contrato em vigor com o Troyes, equipe do Grupo City que atualmente joga a segunda divisão da França. Na temporada passado, ele esteve emprestado ao PSV Eindhoven. Seu valor de mercado, estimado pelo "Transfermarkt", site especializado no Mercado da Bola, é de 20 milhões de euros (R$ 105,4 milhões).
Poder de barganha
Ao contrário de Savinho, que está realocado em outro clube do conglomerado, Yan Couto já é vinculado ao City. Ou seja, para começar a ser aproveitado por Pep Guardiola, não é necessário nenhum tipo de negociação. Em tese, basta a vontade do treinador.
O lateral formado no Coritiba foi contratado em 2020, muito por conta do seu desempenho na conquista do Mundial sub-17 com a seleção brasileira no ano anterior. Ele já foi emprestado ao Braga e está na terceira temporada com o Girona.
Convocado pela primeira vez para a seleção na última Data Fifa, Couto só tem contrato com o City até o fim desta temporada. Em alta por conta do desempenho no Espanhol, certamente não aceitará "qualquer coisa" para renovar seu vínculo. E o aproveitamento pelo time matriz do grupo pode ser uma das exigências a serem negociadas.
Candidato ao título?
Com 11 vitórias, um empate e somente uma derrota, o Girona já soma 34 pontos na classificação do Espanhol. A vantagem para o Real Madrid, vice-líder, é de dois pontos. Barcelona (30) e Atlético de Madri (28, mas com um jogo a menos) completam a zona de classificação para a próxima Champions.
Esta é apenas a quarta participação do clube catalão na primeira divisão espanhola. Sua melhor campanha em todos os tempos foi a décima posição conquista em 2017/18 e repetida na temporada passada.
Ciente de que já fez história, o Girona tem a partida contra o Athletic Bilbao, em casa, no dia 27 de novembro, como próximo desafio para tentar prorrogar sua permanência no topo da classificação. Na mesma rodada, o Real, único time que já pode tirá-lo da ponta, visita o Cádiz.
Deixe seu comentário