Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

A história da seleção que pode ir à Euro sem vencer jogos nas eliminatórias

Oito jogos, nenhuma vitória, um empatezinho e nada menos que sete derrotas. Dois gols marcados e 22 sofridos. Mesmo com a sexta pior campanha entre as 53 seleções participantes das eliminatórias da Eurocopa-2024, a Estônia pode acabar se classificando para o torneio continental.

A 118ª colocada no ranking da Fifa está na repescagem do qualificatório da Uefa e disputará em março um playoff contra Polônia, Gales e Finlândia valendo uma vaga na competição.

Ou seja, se arrastar a semifinal contra os poloneses até a disputa de pênaltis e repetir a dose em uma eventual final contra galeses ou finlandeses, a Estônia pode se classificar para a Euro sem conseguir sequer uma vitória com a bola rolando. Um feito tão histórico quanto bizarro.

Como é possível?

A classificação da modesta seleção para a Euro mesmo com uma campanha tão ruim nas eliminatórias só é possível porque a Uefa, na ânsia de fazer bombar a Liga das Nações, resolveu incluí-la no processo de qualificação para o principal torneio continental.

A Estônia descolou o direito de jogar a repescagem e continuar sonhando com a vaga na Euro porque teve a melhor campanha da última edição da Liga D, a quarta e última divisão da Liga das Nações.

Na ocasião, deixou para trás Letônia, Moldávia, Malta, Andorra, San Marino e Liechtenstein, simplesmente as piores seleções filiadas à Uefa. Com isso, também conseguiu a promoção para o terceiro escalão da "Nations", que voltará a ser disputada no segundo semestre do próximo ano.

Como é a seleção da Estônia

Contando eliminatórias e amistosos, a seleção estoniana já não vence há dez jogos e quase um ano. Seu último triunfo foi sobre a Finlândia, desfalcada dos jogadores que atuam nas principais ligas nacionais da Europa, em amistoso disputado em janeiro.

Continua após a publicidade

A equipe, que jamais esteve em uma Euro ou Copa do Mundo (pelo menos, como nação independente, já que fez parte da União Soviética), é treinada por um suíço, Thomas Häberli, e não tem jogadores de destaque no cenário internacional.

O goleiro Karl Jakob Hein (Arsenal) e o meia Martin Vektal (Roma) são os únicos jogadores da seleção que atuam em clubes de expressão na Europa. Só que ambos ainda fazem parte das equipes de base dessas agremiações. A mais recente convocação da Estônia contava até mesmo com um atleta que atua em Hong Kong.

Quem já está na Euro

Prevista para ser disputada entre os dias 14 de junho e 14 de julho de 2024, em dez cidades diferentes da Alemanha, a próxima edição da Euro já definiu 21 das 24 seleções participantes.

Além dos anfitriões germânicos, classificados por serem o país-sede, Bélgica, França, Portugal, Espanha, Escócia, Turquia, Áustria, Inglaterra, Hungria, Eslováquia, Albânia, Dinamarca, Holanda, Romênia, Suíça, Sérvia, República Tcheca, Itália, Eslovênia e Croácia também asseguraram presença no torneio graças a campanhas de destaque nas eliminatórias.

A Euro-2024 será a 17ª edição da competição continental organizada pela Uefa. Alemanha e Espanha, com três títulos cada, são as maiores vencedoras da história. A atual campeã é a Itália, que derrotou a Inglaterra na decisão de 2020.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes