Quem é o fenômeno de 15 anos e 500 gols que pode estrear hoje pelo Milan?
Pela primeira vez na história, um jogador nascido em 2008 pode ir a campo em uma partida das cinco ligas nacionais mais importantes da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França).
Com apenas 15 anos e oito meses, o atacante Francesco Camarda foi relacionado pelo Milan para a partida contra a Fiorentina, hoje, em San Siro, válida pela 13ª rodada do Campeonato Italiano.
O adolescente é tão jovem, mas tão jovem (tem um ano e sete meses a menos que Endrick, por exemplo), que precisou de uma autorização especial da FIGC (Federação Italiana de Futebol) para já poder estrear entre os adultos.
Fenômeno dos 500 gols
A exceção não foi aberta à toa. Camarda é um daqueles fenômenos que faz tanto barulho enquanto está nas categorias de base que já chega ao futebol profissional sendo conhecido pelos torcedores e com uma imensa responsabilidade nas costas -no caso dele, ajudar a Itália a sair da pior crise da sua história e voltar a disputar uma Copa do Mundo.
Classificação e jogos
O atacante ingressou no sistema de formação de jogadores do Milan em 2015, quando tinha sete anos. E, desde então, já marcou mais de 500 gols. E, com um detalhe importante, quase sempre enfrentando adversários mais velhos.
É o que acontece, por exemplo, na Uefa Youth League, a versão para garotos da Champions. Na atual temporada, Camarda é o vice-artilheiro da competição, com três gols, ainda que ela seja destinada para jogadores de até 19 anos, ou seja, com quatro anos a mais que ele.
Para demolir recordes
Caso deixe o banco e participe de pelo menos alguns segundos do jogo contra a Fiorentina, Camarda se transformará no jogador mais jovem de todos os tempos a disputar uma partida da primeira divisão italiana.
Desde 2021, o recorde pertence ao zagueiro Wisdom Amey, que debutou pela equipe de cima do Bologna na Série A do Calcio quando tinha 15 anos, nove meses e um dia.
Outra marca que o atacante fenômeno tem tudo para quebrar é o de atleta mais novo a vestir a camisa do time adulto do Milan. Essa escrita tem ninguém menos que Paolo Maldini como dono. O ídolo rossonero jogou sua primeira partida oficial aos 16 anos, seis meses e 25 dias.
Na década passada, o goleiro Gianluigi Donnarumma ficou perto de quebrar esse recorde. Ele estreou pelo Milan em 2015, com 16 anos e oito meses nas costas, ou seja, ainda era um ano mais velho que a idade atual de Camarda.
Momento ruim
O Milan irá colocar para jogo a maior promessa das suas categorias de base justamente em um momento em que precisa demais de talento.
A equipe dirigida pelo técnico Stefano Pioli não venceu nas últimas quatro rodadas do Italiano (dois empates e duas derrotas). Com isso, acabou se distanciando um pouco da briga pela liderança -ocupa a terceira colocação, com 23 pontos, oito a menos que a líder Inter de Milão.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberNa Champions, a situação também não é das melhores. O Milan está na terceira posição do seu grupo e, dependendo dos resultados da próxima rodada, pode até ser eliminado antecipadamente caso perca para o Borussia Dortmund, terça-feira, na Itália.
Deixe seu comentário