Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Quem é o brasileiro que já pegou 7 pênaltis nesta temporada em Portugal?

O torcedor do Nacional de Funchal, líder da segunda divisão do Campeonato Português, não perde a confiança nem mesmo quando a arbitragem marca algum pênalti contra seu time de coração.

Afinal, quem está debaixo das balizas do clube da cidade-natal de Cristiano Ronaldo é um especialista na arte de impedir que essas cobranças de transformem em gols.

Aos 27 anos, o goleiro brasileiro Lucas França se transformou na nova sensação do futebol português justamente por ser um exímio pegador de pênaltis. Só nesta primeira metade da temporada, ele já defendeu sete cobranças e classificou sua equipe em três mata-matas decididos depois do tempo normal e da prorrogação.

Imbatível?

Com Lucas França em campo, derrotar o Nacional em um confronto eliminatório se transformou em uma missão que seus adversários precisam resolver em 90, ou, no máximo, em 120 minutos de futebol.

Em julho, na primeira rodada da Taça da Liga, o brasileiro defendeu uma cobrança no desempate contra o Penafiel. Na semana seguinte, pegou nada menos que quatro pênaltis batidos por jogadores do Casa Pia e classificou seu time para a fase principal do torneio.

O goleiro também brilhou na Taça de Portugal. Depois de ser poupado dos dois primeiros jogos da competição, foi a campo em um novo encontro contra o Casa Pia, no último dia 25, espalmou mais duas penalidades e provocou mais uma eliminação do adversário.

Rei das apostas

Em entrevista ao jornal português "O Jogo", o preparador de goleiros Ica Rodrigues, que trabalhou com Lucas França no Nacional na temporada passada, afirmou que o brasileiro se aperfeiçoou nas cobranças de pênaltis apostando com companheiros de elenco.

Continua após a publicidade

Segundo o treinador, o arqueiro tem por hábito ficar treinando pênaltis com os batedores oficiais do time após o encerramento das sessões regulares. E essas disputas costumam ser embaladas por promessas do tipo "se eu defender x cobranças, você me paga alguma coisa".

"O Lucas defende bem pênaltis por ser grande [tem 1,94 m], calmo e ter boa técnica. Para as penalidades, oriento sempre os goleiros para que não saiam antes, para que segurem a posição até ao fim", explicou.

'Eterno reserva' do Cruzeiro

Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Lucas França estreou como profissional em 2016, em um jogo contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, apesar de ter permanecido sob contrato até o ano passado, disputou só mais seis partidas com a equipe mineira.

Durante esse período todo, virou uma espécie de "eterno reserva" do clube de Belo Horizonte, com três saídas por empréstimo, para o próprio Nacional (2018/19), Ceará (2019/20) e Guarani (dois meses em 2021).

Em fevereiro de 2022, depois de uma temporada inteira em que foi a campo em apenas duas oportunidades, o goleiro foi liberado pelo Cruzeiro para buscar uma nova oportunidade profissional e se mudou para a Ilha da Madeira.

Continua após a publicidade

No final da última temporada, assumiu o posto de titular do Nacional e agora, depois de tantos pênaltis defendidos e com prêmios mensais de melhor goleiro da segunda divisão conquistados, já é um dos jogadores mais queridos pela torcida.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes