Al Ahly: adversário do Flu no Mundial tem mesmo a maior torcida do planeta?
Se você cruzar com um torcedor do Al Ahly e puxar um papo sobre futebol, provavelmente ouvirá dele que o adversário do Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa conta com a maior torcida do planeta.
Apesar de não existir nenhuma pesquisa confiável e oficial que comprove esse dado, o clube costuma considerar que conta com o apoio de metade da população do Egito.
Se essa tese for verdadeira, há nada menos que 55 milhões de apoiadores do Al Ahly só na terra dos antigos faraós. De fato, não existe no planeta nenhum clube com um número tão grande assim de torcedores em seu próprio país.
Mas e o número real?
A Fifa costuma ser mais econômica em suas projeções a respeito do tamanho dessa base de fãs. Mas elas continuam sendo impressionantes. Sua estimativa é que entre 30 e 35 milhões de egípcios torçam para a equipe do Cairo.
Classificação e jogos
Já o Serviço de Informação de Estado do Egito, uma agência estatal que funciona como relações públicas e assessoria de imprensa da presidência do país, calcula que a torcida do Al Ahly esteja na casa dos 40 milhões.
Independente do tamanho real, que carece de uma investigação mais precisa, é inegável que não existe na África (e nem no "mundo árabe", que inclui parte da Ásia) um clube mais popular que o adversário de amanhã do Fluminense -a partida está marcada para 15h (de Brasília).
Maiores torcidas do mundo
Dentro do seu país de origem, o único clube com números capazes de fazer frente às estimativas a respeito do Al Ahly é o Flamengo. De acordo com a pesquisa mais recente do Datafolha, divulgada em agosto, 21% dos brasileiros se definem como torcedores rubro-negros. Isso significa um total de 42,2 milhões de pessoas.
Mas, quando considerados também os fãs estrangeiros de cada equipe, aí os resultados flamenguistas e do clube egípcio perdem bastante impacto.
Isso porque, segundo levantamento apresentado pela Kantar, em 2019, o Manchester United conta com nada menos que 1,1 bilhão de apoiadores espalhados por todo o planeta, especialmente na Ásia, onde é um fenômeno de popularidade desde os tempos de David Beckham.
Gigante com G maiúsculo
Não é só nas arquibancadas que o Al Ahly faz bonito. O clube é, com muita folga, a maior potência do futebol africano.
O adversário de estreia do Fluminense no Mundial venceu 43 das 64 edições já encerradas do Campeonato Egípcio, ou seja, foi campeão em 67,2% das temporadas. Também é o recordista de títulos da Liga dos Campeões da África, com 11 troféus levantados, mais que o dobro dos vice-líderes do ranking, Zamalek e TP Mazembe (5).
Hegemônico no seu território, o Al Ahly é disputa o torneio da Fifa pela nona vez. Só o Auckland City, com 11 participações, tem uma história mais longa na competição que reúne os campeões continentais.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberApesar de estarem sempre batendo cartão no Mundial, os egípcios ainda não conseguiram chegar à final. Sua melhor campanha foi o terceiro lugar conquistado pela primeira vez em 2006 e depois repetido em 2020 (com direito a vitória sobre o Palmeiras) e 2021.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.