Para IA, Brasil tem só o 29º melhor jogador da temporada; confira o top 10
Único país que venceu cinco edições da Copa do Mundo, o Brasil tem somente o 29º melhor jogador da primeira metade desta temporada na elite do futebol europeu.
Essa não é a opinião de um torcedor ou de um jornalista. Na verdade, nem sequer é a avaliação de um humano. Trata-se da avaliação de uma inteligência artificial que mede o desempenho dos jogadores a partir das estatísticas do que ele produz em campo.
Segundo os algoritmos do "WhoScored?", o atacante Rodrygo, do Real Madrid, é o melhor brasileiro em atividade nas cinco principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Itália, Espanha, Itália e Alemanha) em 2023/24. No entanto, há 28 atletas das mais diferentes nacionalidades que estão jogando ainda mais bola que ele.
A temporada de Rodrygo
Ainda de acordo com a plataforma, as atuações do camisa 11 do líder do Campeonato Espanhol nesta metade inicial de temporada merecem uma nota média de 7,38. Vinícius Júnior, seu companheiro de ataque no Real, é o único outro brasileiro no top 50 global: ocupa a 46ª posição, com 7,28.
Classificação e jogos
Em 2023/24, Rodrygo soma até o momento dez gols e seis assistências em 24 partidas disputadas pela equipe merengue. Ele é o vice-artilheiro e divide com Toni Kroos o posto de jogador que mais distribuiu assistências no elenco dirigido por Carlo Ancelotti.
Curiosamente, o brasileiro passou boa parte da temporada sofrendo pesadas críticas (chegou a ficar 11 partidas consecutivas sem balançar as redes) e só deslanchou mesmo a partir de novembro.
Melhor do mundo
O número um no ranking dos craques da temporada é uma surpresa, um jogador que não costuma aparecer com destaque em listas como essa: o meia-atacante alemão Leroy Sané, camisa 10 do Bayern de Munique, que já participou ativamente de 18 gols desde agosto.
Seus companheiros de pódio já são astros mais tradicionais da prateleira de cima do futebol mundial. O inglês Harry Kane, também do Bayern, é o vice-líder da classificação, enquanto o francês Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) aparece em terceiro.
A seleção da primeira metade da temporada europeia, segundo avaliação do "WhoScored?", tem Álvaro Vallés (Las Palmas); João Cancelo (Barcelona), Virgil van Dijk (Liverpool), Cristian Romero (Tottenham) e Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen); Rodri (Manchester City), Florian Wirtz (Bayer Leverkusen) e Jude Bellingham (Real Madrid); Sané, Kane e Mbappé.
Melhores da 1ª metade da temporada europeia
1 - Leroy Sané (ALE, Bayern de Munique): 8,26
2 - Harry Kane (ING, Bayern de Munique): 8,17
3 - Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain): 7,98
4 - Jude Bellingham (ING, Real Madrid): 7,91
5 - Serhou Guirassy (GUI, Stuttgart): 7,87
6 - Victor Boniface (NIG, Bayer Leverkusen): 7,81
7 - Lautaro Martínez (ARG, Inter de Milão): 7,80
8 - Matías Soulé (ARG, Frosinonen): 7,67
9 - Alejandro Grimaldo (ESP, Bayer Leverkusen): 7,64
10 - Jérémy Doku (BEL, Manchester City): 7,61
29 - Rodrygo (BRA, Real Madrid): 7,38
46 - Vinícius Júnior (BRA, Real Madrid): 7,28
59 - Douglas Luiz (BRA, Aston Villa): 7,24
68 - Lucas Paquetá (BRA, West Ham): 7,21
71 - Bruno Guimarães (BRA, Newcastle): 7,20
80 - Savinho (BRA, Girona): 7,18
Fonte: WhoScored?
Deixe seu comentário