Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Para IA, Brasil tem só o 29º melhor jogador da temporada; confira o top 10

Único país que venceu cinco edições da Copa do Mundo, o Brasil tem somente o 29º melhor jogador da primeira metade desta temporada na elite do futebol europeu.

Essa não é a opinião de um torcedor ou de um jornalista. Na verdade, nem sequer é a avaliação de um humano. Trata-se da avaliação de uma inteligência artificial que mede o desempenho dos jogadores a partir das estatísticas do que ele produz em campo.

Segundo os algoritmos do "WhoScored?", o atacante Rodrygo, do Real Madrid, é o melhor brasileiro em atividade nas cinco principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Itália, Espanha, Itália e Alemanha) em 2023/24. No entanto, há 28 atletas das mais diferentes nacionalidades que estão jogando ainda mais bola que ele.

A temporada de Rodrygo

Ainda de acordo com a plataforma, as atuações do camisa 11 do líder do Campeonato Espanhol nesta metade inicial de temporada merecem uma nota média de 7,38. Vinícius Júnior, seu companheiro de ataque no Real, é o único outro brasileiro no top 50 global: ocupa a 46ª posição, com 7,28.

Em 2023/24, Rodrygo soma até o momento dez gols e seis assistências em 24 partidas disputadas pela equipe merengue. Ele é o vice-artilheiro e divide com Toni Kroos o posto de jogador que mais distribuiu assistências no elenco dirigido por Carlo Ancelotti.

Curiosamente, o brasileiro passou boa parte da temporada sofrendo pesadas críticas (chegou a ficar 11 partidas consecutivas sem balançar as redes) e só deslanchou mesmo a partir de novembro.

Melhor do mundo

O número um no ranking dos craques da temporada é uma surpresa, um jogador que não costuma aparecer com destaque em listas como essa: o meia-atacante alemão Leroy Sané, camisa 10 do Bayern de Munique, que já participou ativamente de 18 gols desde agosto.

Continua após a publicidade

Seus companheiros de pódio já são astros mais tradicionais da prateleira de cima do futebol mundial. O inglês Harry Kane, também do Bayern, é o vice-líder da classificação, enquanto o francês Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) aparece em terceiro.

A seleção da primeira metade da temporada europeia, segundo avaliação do "WhoScored?", tem Álvaro Vallés (Las Palmas); João Cancelo (Barcelona), Virgil van Dijk (Liverpool), Cristian Romero (Tottenham) e Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen); Rodri (Manchester City), Florian Wirtz (Bayer Leverkusen) e Jude Bellingham (Real Madrid); Sané, Kane e Mbappé.

Melhores da 1ª metade da temporada europeia

1 - Leroy Sané (ALE, Bayern de Munique): 8,26
2 - Harry Kane (ING, Bayern de Munique): 8,17
3 - Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain): 7,98
4 - Jude Bellingham (ING, Real Madrid): 7,91
5 - Serhou Guirassy (GUI, Stuttgart): 7,87
6 - Victor Boniface (NIG, Bayer Leverkusen): 7,81
7 - Lautaro Martínez (ARG, Inter de Milão): 7,80
8 - Matías Soulé (ARG, Frosinonen): 7,67
9 - Alejandro Grimaldo (ESP, Bayer Leverkusen): 7,64
10 - Jérémy Doku (BEL, Manchester City): 7,61
29 - Rodrygo (BRA, Real Madrid): 7,38
46 - Vinícius Júnior (BRA, Real Madrid): 7,28
59 - Douglas Luiz (BRA, Aston Villa): 7,24
68 - Lucas Paquetá (BRA, West Ham): 7,21
71 - Bruno Guimarães (BRA, Newcastle): 7,20
80 - Savinho (BRA, Girona): 7,18

Fonte: WhoScored?

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes