Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Sucesso do Girona na Espanha pode fazer City ser barrado da Champions

Vencedor da última edição da Liga dos Campeões da Europa e agora detentor também do título do Mundial de Clubes da Fifa, o Manchester City pode ser proibido de disputar a próxima Champions.

Mesmo que termine esta temporada do Campeonato Inglês entre os quatro primeiros colocados, requisito para se classificar para o torneio interclubes número um do planeta, existe a chance de a Uefa não permitir a participação do time de Erling Haaland, Kevin de Bruyne e Phil Foden.

Só essa possibilidade de ser barrado na porta de entrada da Champions não tem nada a ver com algum comportamento irregular cometido pelo City, que vive sendo investigado por possíveis desrespeitos ao Fair Play Financeiro. O responsável pela situação incomum é o Girona e o surpreendente sucesso que ele tem feito no Campeonato Espanhol.

Só pode um

De acordo com regulamento da Uefa, dois clubes sob administração da mesma pessoa/grupo não podem disputar a mesma competição.

Acontece que tanto o Girona quanto o atual campeão europeu possuem o City Football Group como acionista majoritário e detentor das tomadas de decisões. O conglomerado dos Emirados Árabes é dono de 47% das ações do clube espanhol e de 86% da equipe inglesa.

Ainda segundo a entidade que gerencia o futebol europeu, no caso de dois times de mesma propriedade se classificarem para um determinado torneio, a vaga será daquele que obtiver uma posição melhor no campeonato que lhe conferiu a vaga.

No momento, o Girona ocupa a vice-liderança da La Liga (e está empatado em pontos com o Real Madrid), enquanto o City é só o quarto colocado do Inglês. Portanto, nesse cenário o representante do Grupo City na Champions será a equipe da Catalunha.

Mas há brechas

Mas, apesar do que diz o regulamento, não é impossível que Girona e City estejam lado a lado na próxima Champions... e nem que cheguem a se enfrentar na competição.

Continua após a publicidade

Isso porque a Uefa não tem sido tão rigorosa assim na aplicação dessa lei que ela mesma criou. Pelo contrário, sempre tem encontrado brechas que permitam a participação de clubes "irmãos" em seus torneios.

O caso mais famoso desse "jeitinho europeu" envolve a Red Bull. A entidade considera que o Leipzig não é administrado pela empresa de energéticos, mas sim por um conselho (formado majoritariamente por indicados da companhia). Por isso, permite que os alemães estejam na mesma Champions que o Salzburg.

Volta à rotina

O primeiro compromisso oficial do City depois da inédita conquista do Mundial de Clubes será a partida contra o Everton, amanhã, fora de casa, pela 19ª rodada da Premier League.

Atual tricampeã nacional, o time dirigido por Pep Guardiola vive uma fase das mais delicadas na primeira divisão inglesa e só venceu um dos últimos seis jogos que disputou pela competição. A sequência de resultados ruins lhe custou a liderança e o deixou a seis pontos do Arsenal, atual primeiro colocado.

Depois da visita ao Everton, o City terá mais três jogos pela frente (contra Sheffield United, Huddersfield Town e Newcastle) até chegar à aguardada pausa de duas semanas no calendário para recuperar as forças rumo à segunda metade da temporada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes