Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

5 brasileiros que podem mudar de time na Europa na janela de janeiro

O Mercado da Bola está prestes a recomeçar na Europa. A partir da virada do ano, clubes dos principais países do Velho Continente, como Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha, estarão novamente aptos a contratar e inscrever jogadores nas competições que disputam.

A janela de transferências de janeiro costuma ser mais modesta que a do meio do ano e serve principalmente para ajustes pontuais nos elencos. Mas isso não significa que ela não vá impactar a vida de alguns jogadores importantes.

O "Blog do Rafael Reis" selecionou abaixo cinco brasileiros relevantes do cenário europeu que podem mudar de clube ao longo das próximas semanas. É bom prestarmos atenção nos destinos deles.

LUCAS PAQUETÁ
Meia, 26 anos, West Ham (ING)

Imagem
Imagem: Ben Stansall / AFP

Na última janela de transferências, o camisa 10 do West Ham só não foi para o Manchester City por conta das investigações a respeito da suposta participação do jogador em um esquema de apostas ilegais. Pep Guardiola preferiu aguardar o veredicto antes de fazer um alto investimento pelo brasileiro. Só que o interesse continua existindo e, caso Paquetá seja inocentado nas próximas semanas, o atual campeão europeu e mundial deve fazer uma nova proposta por ele. Fato é que o meia vive grande fase e deu quatro assistências só nas duas últimas rodadas da Premier League.

SAVINHO
Atacante, 19 anos, Girona (ESP)

Imagem
Imagem: EFE/David Borrat

Um dos principais responsáveis por fazer o modesto Girona disputar ponto a ponto a liderança do Espanhol com o Real Madrid, o garoto formado pelo Atlético-MG tem sido monitorado por boa parte do primeiro escalão do futebol europeu. Nos últimos dias, tem ganhado força a ideia de que Savinho será puxado pelo Manchester City, time principal do conglomerado City Football Group, dono dos seus direitos econômicos. A ida para a Inglaterra seria uma forma de o grupo se blindar do interesse de gigantes como o Barcelona em contratar o brasileiro.

Continua após a publicidade

DOUGLAS LUIZ
Meia, 25 anos, Aston Villa (ING)

Imagem
Imagem: Getty Images

Um dos melhores meias do futebol inglês nesta temporada, tem brilhado semanalmente com o Aston Villa. As altas doses de protagonismo fizeram com que o Liverpool se juntasse ao Arsenal na corrida para ter Douglas Luiz. Devido ao alto investimento necessário para tirá-lo de Birmingham, o mais provável que é essa transferência aconteça apenas na janela de virada de temporada. No entanto, a disputa pelo título da Premier League pode fazer com que Gunners e Reds abram suas carteiras e antecipem um possível negócio.

EVANILSON
Atacante, 24 anos, Porto (POR)

Imagem
Imagem: Pedro Nunes/Reuters

Autor de quatro gols na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa (e de 11 tentos na soma de todas as competições da temporada), o brasileiro não encabeça a lista de compras de nenhum clube importante para janeiro. No entanto, é visto como uma opção mais barata para os times que estão em busca de um novo centroavante para a sequência da temporada. Se Manchester United (Victor Osimhen e Serhou Guirassy) e Arsenal (Santiago Giménez) não conseguirem contratar suas primeiras opções, pode ser que pinte uma chance para Evanilson.

Continua após a publicidade

ANDREY SANTOS
Volante, 19 anos, Nottingham Forest (ING)

Imagem
Imagem: Divulgação

O pouco aproveitamento do ex-volante do Vasco no Nottingham Forest (menos de 100 minutos e só uma partida do Inglês) incomoda bastante o Chelsea, que deve antecipar o fim do empréstimo de Andrey Santos. A tendência é que o clube londrino ceda o brasileiro para alguma outra equipe na segunda metade da temporada (o francês Strasbourg, que também pertence ao seu dono, é a primeira opção). O plano B é reintegrá-lo ao elenco e ver se ele se consegue se desenvolver melhor em Stamford Bridge.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.