Ex-Inter diz que merece vaga na seleção e se prepara para jogar pela Itália
Quatro meses depois do ultimato dado à CBF por seu empresário, o lateral esquerdo Rogério (Wolfsburg) ainda trata a seleção brasileira como prioridade para seu sonho de disputar uma Copa do Mundo.
No entanto, em entrevista concedida ao "Blog do Rafael Reis", o ex-jogador do Internacional admitiu que pode sim jogar pela Itália caso continue sendo ignorado das convocações da equipe canarinho.
O lateral de 25 anos, que passou seis temporadas no Sassuolo até se transferir para o futebol alemão, em agosto, está na reta final do processo de obtenção da cidadania italiana. Assim que receber o novo passaporte, algo que ele imagina que acontecerá dentro de "poucos meses", estará apto também a jogar pela Azzurra.
E aí, terá que tomar uma decisão definitiva sobre seu futuro no futebol de seleções. "Se a Itália me convocasse hoje, eu esperaria até o último minuto para ver se o Brasil também me chamaria", resume.
O que Rogério disse?
"Meu objetivo é jogar a Copa do Mundo de 2026. Essa é a minha ambição profissional. Passei por todas as seleções de base, falta só a principal. Minha prioridade é jogar pelo Brasil. Mas, por direito e pela minha família, tenho também a opção de defender a Itália."
"Não diria que sou injustiçado, mas acho que já merecia uma chance. Antes da última Copa, vinha de temporadas muito boas pelo Sassuolo e tinha números bem melhores que o dos convocados para a minha posição [Alex Sandro e Alex Telles]. Mas nunca fui lembrado."
"Saí muito cedo do Brasil porque era uma oportunidade que não podia desperdiçar. Tenho muito orgulho da história que construí na Europa. Mas sei que o fato de não ter jogado no Brasil contribui para eu não ser convocado. O que o torcedor brasileiro pensa de você tem muita força e influencia as escolhas."
"Nunca conversei com ninguém da comissão técnica da Itália. No momento, estou nos últimos detalhes para a cidadania sair. Minha prioridade continua sendo a seleção brasileira, mas não vou fechar as portas para a Itália."
Quem é Rogério?
Rogério passou por todas as seleções brasileiras inferiores. Com a equipe sub-17, ele disputou um Mundial. No sub-20, foi a um Sul-Americano. Já no time sub-23, disputou apenas um amistoso preparatório para o Jogos de Tóquio-2020.
O lateral formado pelo Inter chegou à Itália pouco depois de completar 18 anos e, apesar de ter sido contratado da Juventus, só atuou profissionalmente pelo Sassuolo.
Foram seis temporadas e mais de 150 partidas disputadas pelo clube da Emilia-Romagna. Apesar de ter visto seu nome ser citado algumas vezes como possível reforço dos maiores clubes da Itália ao longo desse período, o brasileiro acabou negociado na última janela de transferências com o Wolfsburg, da Alemanha, e por um valor relativamente baixo para um jogador tão ambicioso: 5,5 milhões de euros (R$ 29,4 milhões).
Nesta temporada, está sofrendo com problemas físicos e vem tendo dificuldade para ganhar ritmo de jogo. Até o momento, soma nove partidas em 2023/24 (quase sempre como titular), um gol e nenhuma assistência.
O que seu empresário falou?
No final de agosto, o empresário de Rogério, Vinícius Prattes, afirmou em entrevista ao site italiano "Calciomercato", que seu cliente aceitaria jogar pela seleção italiana caso não recebesse "em breve" uma oportunidade do Brasil.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberA declaração do agente teve bastante repercussão nas redes sociais, pois foi considerada por torcedores como uma espécie de ultimato à CBF e ao técnico Fernando Diniz.
A próxima convocação da seleção brasileira deve ser feita no começo de março e servirá para montar o elenco que participará dos amistosos contra Inglaterra e Espanha, programados para o fim do mesmo mês.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.