Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Um cartão a cada 2,5 jogos: como joga Rojo, possível reforço do Palmeiras

Apontado pelo diário esportivo argentino "Olé" como possível reforço do Palmeiras para 2024, o zagueiro Marcos Rojo é um dos defensores com maior bagagem internacional em atividade no futebol sul-americano.

O capitão do Boca Juniors passou dez temporadas atuando na Europa. Só no Manchester United, foram quase sete anos, mais de 120 partidas disputadas e quatro títulos conquistados. No Velho Continente, veterano de 33 anos também defendeu Spartak Moscou e Sporting.

Rojo ainda tem uma história longa com a camisa da seleção argentina. Ele foi figurinha carimbada nas convocações albicelestes durante a maior parte da década passada e disputou as Copas do Mundo do Brasil-2014 e da Rússia-2018 como titular.

Bate y bate

No Brasil, Rojo tem fama de ser um jogador que exagera no uso da força física e que não tem nenhuma vergonha de ir direto nas pernas dos atacantes que precisa marcar. E seus números disciplinares mostram que essa imagem está longe de não corresponder à realidade.

Desde 2021 no Boca, o camisa 6 já disputou 75 jogos pelo clube e recebeu 30 cartões (entre amarelos e vermelhos). Isso significa uma média 0,4 punições por partida, bem mais alta do que a de qualquer jogador do Palmeiras.

Como comparação, o paraguaio Gustavo Gómez tem média de 0,24 cartão recebido por jogo. Já a marca de Murilo, seu costumeiro companheiro de zaga, é ainda menor, 0,20 por apresentação, e bem parecida com a de Luan, que tem 0,21.

Arma tática

Por ser originalmente um lateral esquerdo, ainda que radicado no miolo da zaga já há muito tempo, o canhoto Rojo tem qualidade técnica acima da média para um defensor central. Isso significa uma boa qualidade de passe para ajudar na saída de bola.

Continua após a publicidade

Caso Abel Ferreira decida manter o esquema 3-5-2 utilizado na arrancada que deu ao Palmeiras o título brasileiro, o argentino poderia ser escalado como o zagueiro aberto pela esquerda e desempenhar um papel semelhante ao desempenhado por Marcos Rocha no outro lado.

Mesmo quando escalado na linha de três zagueiros, Rocha se aventura como lateral em determinados momentos da partida, aumentando o volume ofensivo alviverde e dando mais opções de jogo pelos lados do campo. Com Rojo, essa dinâmica poderia acontecer também pela esquerda.

Palmeiras no Mercado da Bola

O atual bicampeão brasileiro já anunciou dois reforços para a próxima temporada: o volante argentino Aníbal Moreno, que jogava no Racing, e o atacante Bruno Rodrigues, destaque do Cruzeiro em 2023.

A equipe paulista também já tem um acordo bastante adiantado com o lateral esquerdo Caio Paulista, que possui contrato em vigor com o Fluminense e foi emprestado ao São Paulo neste ano. Quanto a Rojo, a posição oficial da assessoria de imprensa alviverde é que "não há interesse pelo jogador".

Por outro lado, o único jogador lá liberado pelo clube e que certamente não permanecerá no elenco para 2024 é o volante Jailson. O atacante Artur interessa ao Zenit São Petersburgo, mas as negociações já se arrastam há várias semanas sem muita evolução.

Continua após a publicidade

O Palmeiras seus compromissos oficiais de 2024 no dia 21 de janeiro, contra o Novorizontino, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. O vencedor da última edição do Estadual está no Grupo B da competição, ao lado de Guarani, Ponte Preta e Água Santa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes