Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Com CR7 em 1º e Cano em 6º, veja os 10 maiores artilheiros do mundo em 2023

Aos 38 anos e depois de ser tratado quase que como um ex-jogador em atividade por conta da sua decepcionante segunda passagem pelo Manchester United, Cristiano Ronaldo está de volta ao topo.

O centroavante português fechou 2023 como o artilheiro número um do planeta. Foram 54 gols anotados pelo camisa 7 mais famoso do futebol mundial na soma das partidas disputadas pelo Al-Nassr (Arábia Saudita) e pela seleção lusa.

Já na reta final do ano, o já quase quarentão conseguiu deixar para trás o inglês Harry Kane (Bayern de Munique) e o francês Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain), que dividiram a segunda colocação, com 52 tentos. Sem jogar desde o começo do mês devido a problemas físicos, o outrora favorito Erling Haaland (Manchester City) marcou 50 vezes e terminou em quarto.

Cano é o 'Brasil' no top 10

Protagonista do Fluminense na conquista inédita da Copa Libertadores da América, o argentino Germán Cano é o único jogador em atividade no futebol brasileiro que entrou no top 10 dos maiores artilheiros de 2023.

O já veterano de 35 anos comemorou 40 vezes ao longo da temporada (todas com a equipe tricolor, já que nunca foi convocado para a seleção) e ficou na sexta colocação.

Este é o segundo ano consecutivo em que Cano consegue um lugar de destaque na artilharia global. Em 2022, o camisa 14 do Flu foi ainda melhor: anotou 44 gols e ficou em quarto no ranking.

Como foi no ano passado?

Vice-campeão neste ano, Mbappé foi o goleador máximo do planeta em 2022. Na ocasião, o astro francês foi o único jogador do mundo inteiro que rompeu a fronteira dos 50 gols no período de 12 meses - fez 56, quatro a mais que agora.

Continua após a publicidade

Diferente do que aconteceu na temporada que termina hoje, houve presença de jogador brasileiro no top 10. Bergson, ex-atacante do Grêmio e do Athletico-PR, que atualmente joga na Malásia, ficou na segunda colocação, com 47 tentos.

Agora novamente consagrado como o grande fazedor de gols do mundo, Cristiano Ronaldo teve um 2022 bem abaixo do seu histórico pessoal. Na ocasião, o astro português meteu só 16 bolas nas redes e passou longe (mas muito longe mesmo) de descolar um lugar no top 10 da artilharia global.

Artilheiros do mundo em 2023

1 - Cristiano Ronaldo (POR/Al-Nassr): 54 gols
2 - Harry Kane (ING/Bayern de Munique): 52 gols
Kylian Mbappé (FRA/Paris Saint-Germain): 52 gols
4 - Erling Haaland (NOR/Manchester City): 50 gols
5 - Garbhan Coughlan (IRL/Cashmere Technical): 41 gols
6 - Denis Bouanga (GAB/Los Angeles FC): 40 gols
Germán Cano (ARG/Fluminense): 40 gols
Romelu Lukaku (BEL/Roma): 40 gols
9 - Barnabás Varga (HUN/Ferencváros): 39 gols
Santiago Giménez (MEX/Feyenoord): 39 gols

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.