Conheça os técnicos de trabalho mais longos do mundo; Abel ainda está longe
Prestes a iniciar sua quarta temporada consecutiva à frente do Palmeiras, Abel Ferreira é uma exceção no meio do troca-troca constante de treinadores que é tão característico do futebol brasileiro.
No cargo desde novembro de 2020, o português é com folga o técnico em atividade na elite verde e amarela que está há mais tempo no mesmo clube -o argentino Juan Pablo Vojvoda, número dois do ranking, chegou ao Fortaleza em maio do ano seguinte.
Só que essa longevidade de Abel, que até parece algo de outro mundo para o torcedor brasileiro acostumado ao ritmo frenético de mudanças, está longe de se destacar no cenário internacional.
Considerando a primeira divisão dos 20 principais campeonatos nacionais do planeta (as dez ligas mais bem avaliadas pela Uefa, Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Bélgica, Turquia e Escócia, além de Rússia, Brasil, Argentina, EUA, México, Egito, Arábia Saudita, Qatar, Coreia do Sul e Japão), o atual bicampeão brasileiro é só o 33º técnico de emprego mais duradouro.
Dezesseis anos no mesmo clube
Quando Abel ainda era lateral direito do Sporting, ou seja, antes mesmo de iniciar sua carreira nos bancos de reservas, o técnico mais longevo da elite do futebol mundial já estava no cargo que exerce até hoje.
O alemão Frank Schmidt comanda o Heidenheim desde setembro de 2007 e acompanhou o time da quarta até a primeira divisão germânica. Estreante na Bundesliga na atual temporada, faz uma campanha bem digna e está distante da briga contra o rebaixamento (ocupa a nona posição).
Schmidt e o norte-americano Peter Vermes, do Sporting Kansas City, são os únicos treinadores que chegaram aos times onde ainda trabalham antes de 2010.
O top 10 dos treinadores há mais tempo no mesmo clube conta ainda com os medalhões Diego Simeone (Atlético de Madri), Jürgen Klopp (Liverpool) e Pep Guardiola (Manchester City).
Novo contrato
Depois de recusar uma proposta milionária para trocar o Palmeiras pelo Al-Sadd, do Qatar, no fim do ano passado, Abel acertou uma extensão no seu vínculo com o clube brasileiro até o fim de 2025.
A estreia do técnico e do Palmeiras na temporada 2024 será neste domingo, contra o Novorizontino, pela primeira rodada do Campeonato Paulista, competição que foi vencida pelos alviverdes nos dois últimos anos.
Técnicos mais longevos do futebol mundial*
1 - Frank Schmidt (ALE), no Heidenheim (ALE) desde setembro/2007
2 - Peter Vermes (EUA), no Sporting Kansas City (EUA) desde novembro/2009
3 - Diego Simeone (ARG), no Atlético de Madri (ESP) desde dezembro/2011
4 - Christian Streich (ALE), no Freiburg (ALE) desde dezembro/2011
5 - Jim Curtin (EUA), no Philadelphia Union (EUA) desde janeiro/2015
6 - Jürgen Klopp (ALE), no Liverpool (ING) desde outubro/2015
7 - Gian Piero Gasperini (ITA), na Atalanta (ITA) desde junho/2016
8 - Pep Guardiola (ESP), no Manchester City (ING) desde julho/2016
9 - Brian Schmetzer (EUA), no Seattle Sounders (EUA) desde novembro/2016
10 - Toru Oniki (JAP), no Kawasaki Frontale (JAP) desde fevereiro/2017
33 - Abel Ferreira (POR), no Palmeiras desde novembro/2020
*considerando a primeira divisão das 20 principais ligas nacionais do planeta
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receber
Deixe seu comentário