Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Quem é o ex-Corinthians que está sendo disputado por gigantes europeus?

O mais forte candidato a ser o próximo brasileiro a desembarcar em um dos clubes mais poderosos do futebol mundial foi jogador do Corinthians e, apesar de ter apenas 24 anos, já passou por seis times diferentes desde que se profissionalizou.

De acordo com diferentes veículos da imprensa europeia, o meia Éderson, destaque da Atalanta no Campeonato Italiano, pode se transferir para Barcelona, Manchester United, Juventus ou Newcastle ainda nesta janela de transferências.

O valor do negócio pode alcançar a marca de 40 milhões de euros (R$ 214,6 milhões), cinco vezes mais do que o Corinthians recebeu quando negociou o jogador com o futebol italiano, dois anos atrás.

Vida cigana

Nascido no Mato Grosso do Sul e revelado nas categorias de base do Desportivo Brasil, clube pelo qual estreou como profissional, Éderson passou também por Cruzeiro, Corinthians, Fortaleza, Salernitana e Atalanta.

No Corinthians, o meia disputou 25 partidas ao longo de 2020. Em quase todas elas, saiu do banco de reservas e foi aproveitado apenas durante o segundo tempo. Por conta do baixo aproveitamento, acabou sendo emprestado ao Fortaleza.

Foi na capital cearense que Éderson viu sua carreira realmente decolar. O jogador teve um ótimo ano de 2021, com direito a um título cearense, e chamou a atenção da Salernitana. Depois de apenas meia temporada na modesta equipe italiana, transferiu-se para a Atalanta, onde se converteu em um dos nomes mais desejados do Calcio.

Volante e artilheiro

Essencialmente um "box-to-box", termo que os ingleses adoram para definir aquele tipo de meio-campista que corre pelo campo todo, ou seja, de "uma área à outra", Éderson tem chamado a atenção tanto por aspectos defensivos quanto por resultados ofensivos.

Continua após a publicidade

De acordo com o "WhoScored?", site especializado nas estatísticas do futebol, o brasileiro é o sexto jogador que mais recupera bolas nesta edição do Campeonato Italiano, com média de 3,9 por partida (na soma entre desarmes e interceptação de passes).

Só que o camisa 31 da Atalanta, apesar de às vezes ser escalado até como volante, também é o vice-artilheiro do time na competição. O ex-Corinthians manda bem na chegada à área adversária e já anotou cinco gols nesta temporada do Calcio, menos apenas que o atacante nigeriano Ademola Lookman, autor de sete tentos.

De volta à briga

Depois de não conseguir se classificar para a Liga dos Campeões da Europa na temporada passada e interromper uma sequência de três participações consecutivas, a Atalanta está novamente na briga para ir ao principal torneio interclubes do planeta.

O time de Éderson inicia a 21ª rodada do Italiano na quinta colocação, com 33 pontos, apenas um a menos que a Fiorentina, quarta e atual dona da última vaga para a próxima Champions -a Inter de Milão tem 51 e lidera a competição.

Neste fim de semana, nenhuma das duas equipes vai a campo por conta do calendário da Supercopa da Itália, que está sendo disputada na Arábia Saudita. A Atalanta volta a jogar no próximo sábado, contra a Udinese, em casa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes