Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Mesmo na briga por título, City vive ameaça de rebaixamento na Inglaterra

Vencedor das três últimas edições da Premier League e atual campeão europeu, o Manchester City corre risco de ser rebaixado para a segunda divisão inglesa na próxima temporada.

Não que a equipe de Pep Guardiola esteja próxima da zona de descenso no campeonato nacional mais badalado do planeta. Muito longe disso. O risco de deixar a elite é por conta de supostas irregularidades financeiras que sua administração teria cometido desde que o clube foi adquirido por um fundo ligado ao governo de Abu Dhabi (Emirados Árabes).

A Premier League, entidade que organiza a liga inglesa, investiga já há vários anos um pacote com 115 possíveis violações às regras de Fair Play Financeiro da entidade que os Citizens teriam cometido entre os anos de 2008 e 2018.

A preocupação do City é que o caso agora parece estar prestes a ser julgado. De acordo com o jornalista Simon Stone, da BBC, já há uma data definida para o time que tem dominado o futebol inglês enfrentar os tribunais. No entanto, ela ainda não foi divulgada.

Do que o City é acusado?

Na Inglaterra, já há consenso de que, caso seja considerado culpado das acusações, o City não terá como ser punido com algo menor do que um rebaixamento direto ou uma perda de pontos que o impeça de permanecer na elite na próxima temporada.

A conclusão se deve tanto à quantidade quanto à gravidade das acusações que pairam sobre o clube.

O comando do City é acusado de superfaturar contratos de patrocínio com empresas que pertencem ao seu proprietário (para poder aumentar artificialmente suas receitas e assim gastar mais), burlar regras de sustentabilidade e omitir da Premier League informações sobre sua saúde financeira.

Em 2020, o clube chegou a ser punido pela Uefa com a proibição de disputar competições continentais por conta de acusações semelhantes. Na época, os ingleses recorreram à CAS (Corte Arbitral do Esporte) e conseguiram anular a suspensão.

Continua após a publicidade

Outras punições

Em toda a história da Premier League, versão moderna do Inglês, iniciada em 1992/93, somente três clubes foram punidos com perdas de pontos.

O primeiro foi o Middlesbrough, que ficou com três pontos a menos por conta de um W.O., em 1996/97. Em 2010, o Portsmouth entrou em concordata e perdeu nove pontos. Já na atual temporada, o Everton teve uma dedução de dez pontos por violar o Fair Play Financeiro.

Jogar a segunda divisão não é bem uma novidade para o City. Antes de ser comprado pelo fundo árabe, rebaixamentos eram algo corriqueiro para o clube, que chegou a frequentar até a "terceirona". A atual passagem do time de Manchester pela elite começou em 2002/03. Desde então, nunca mais houve um descenso.

Quero ser tetra

Enquanto não descobre se será punido ou não pela Premier League, o City toca a vida normalmente e tem como sonho ser o primeiro clube na história a emendar quatro títulos consecutivos do Inglês.

Continua após a publicidade

A equipe de Manchester, que folga nesta rodada para recuperar as forças para a reta final da temporada, entrou no fim de semana com dois pontos a menos que o Liverpool (45 a 43), líder da competição.

O City só volta a campo pela primeira divisão em 31 de janeiro, quando recebe o Burnley. Antes, enfrenta o Tottenham, sexta-feira, pela quarta rodada da Copa da Inglaterra.

O time de Guardiola também está vivo na Champions e terá o Copenhague como adversário nas oitavas de final. O mata-mata contra os dinamarqueses será realizado nos dias 13 de fevereiro e 6 de março.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes