Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Richarlison supera falta de gols e vira artilheiro brasileiro na Inglaterra

Depois de marcar apenas uma vez na edição passada do Campeonato Inglês, ser bombardeado por críticas nas redes sociais, perder espaço no Tottenham e até deixar de ser convocado para a seleção brasileira, Richarlison reencontrou o caminho do gol.

O camisa 9 dos Spurs tem sido um dos grandes nomes da Premier League nas últimas rodadas e meteu nada menos que seis bolas nas redes nos seis compromissos mais recentes em que foi a campo pela competição.

Tratado até pouco tempo atrás como um atacante que não sabia fazer gols, Richarlison já se transformou no artilheiro brasileiro desta temporada do Inglês -tem os mesmos sete tentos de João Pedro (Brighton).

Ajuda psicológica

O crescimento do desempenho do atacante coincide com o período em que ele está se submetendo a sessões de terapia com um psicólogo.

Em setembro passado, Richarlison anunciou que buscaria ajuda profissional para lidar melhor com sua saúde mental porque seu "extracampo não estava muito bem" e pessoas próximas a ele estavam só "olho de olho no seu dinheiro".

Em recente entrevista à ESPN Brasil, o brasileiro afirmou que a terapia o ajudou a reencontrar a felicidade que havia se perdido pelo caminho. "Tinha dias que eu não queria sair de casa, sair do meu quarto, já ia treinar, já ia direto para casa e me trancava dentro do quarto. Então, isso era difícil para mim."

Seu técnico no Tottenham, Ange Postecoglu, que passou um bom tempo o tratando apenas como opção de banco, também notou a melhora psicológica do jogador, tem elogiado frequentemente o crescimento mental do seu camisa 9 e não pretende mais tirá-lo do time.

Melhor temporada na Europa?

Graças à arrancada de gols nos últimos 50 dias (marcou contra Newcastle, Nottingham Forest, Everton, Bournemouth e Manchester United), Richarlison já pode vislumbrar transformar 2023/24 na melhor temporada da sua trajetória no futebol europeu.

Continua após a publicidade

Contando todas as competições, o atacante já marcou oito vezes desde agosto passado. Seu recorde de gols em uma única temporada no Velho Continente é de 15 bolas nas redes, estabelecido em 2019/20, quando defendia o Everton.

No pior dos cenários, o Tottenham ainda tem mais 18 jogos para disputar até sair novamente de férias. Ou seja, basta uma média de 0,38 gol por partida (inferior à que ele já possui nesta temporada) para sua melhor marca pessoal ser igualada.

Tá na briga

Impulsionado pelo ótimo momento de Richarlison, o Tottenham venceu quatro das últimas seis partidas que disputou na Premier League e voltou a brigar com força pela classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões da Europa.

Com 40 pontos conquistados em 21 rodadas, os Spurs ocupam a quinta colocação na primeira divisão inglesa, a última que não dá vaga para o mais badalado torneio interclubes do planeta. Só que a diferença para Manchester City, Arsenal e Aston Villa, que estão logo acima na tabela, é de apenas três pontos.

Ou seja, dependendo de outros resultados, Richarlison e cia. já podem entrar na zona da Champions se vencerem seu próximo compromisso no campeonato nacional, contra o Brentford, no dia 31. Antes, eles jogam contra o City, sexta-feira, pela quarta rodada da Copa da Inglaterra.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.