7 brasileiros 'esquecidos' no exterior para seu time contratar neste ano
Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e, no máximo, Portugal. Para muitos torcedores, o cenário do futebol internacional se resume aos seis países que abrigam os campeonatos nacionais mais badalados da Europa.
Só que na hora de repatriar jogadores, os clubes brasileiros não devem olhar apenas para esses mercados, que também costumam ser os mais inflacionados do planeta. Convencer atletas que estão em ligas mais "alternativas" a retornar para casa costuma ser mais fácil e menos caro.
O "Blog do Rafael Reis" dá uma mãozinha para nossos times e apresenta abaixo sete opções de jogadores brasileiros "escondidos" no mundo que poderiam voltar a jogar no Brasil nesta temporada.
TALLES MAGNO
Meia-atacante, 21 anos, New York City (EUA)
Quando despontou no Vasco, tinha toda pinta de ser um futuro candidato a vestir a camisa da seleção. Por isso, ninguém entendeu direito quando Talles Magno optou por se transferir para os Estados Unidos. Como ainda é bem novo, o meia-atacante tem tempo de sobra para recuperar esse status e brigar pela amarelinha. Só que para isso, ele precisa ser visto e notado, algo que não acontece muito lá nos EUA. Recentemente, chegou a ser apontado como possível alvo do Atlético-MG. O Bahia, que pertence ao mesmo grupo dono do New York City, seria outro destino em potencial.
LEANDRO DAMIÃO
Atacante, 34 anos, Kawasaki Frontale (JAP)
É verdade que os últimos anos do ex-centroavante da seleção no Brasil não foram grande coisa. Mas a passagem pelo Japão serviu para recuperar o futebol de Damião. No Kawasaki Frontale desde 2019, o brasileiro já soma mais de 70 gols pelo clube, ganhou dois títulos da J-League e foi o artilheiro da competição em 2021. Com o fim do seu contrato com o Frontale, que ainda pode ser renovado nas próximas semanas, o atacante procura um clube para defender nesta temporada e chegou a ser oferecido para Bahia, Internacional e São Paulo.
RAFAEL CARIOCA
Volante, 34 anos, Tigres (MEX)
Com vínculo só até junho, o ex-volante do Atlético-MG já pode negociar e até assinar um pré-contrato com o clube que irá defender quando for embora do Tigres. Rafael Carioca passou seis anos e meio no futebol mexicano, ganhou uma Liga dos Campeões da Concacaf e até chegou a disputar um Mundial de Clubes. Livre para jogar onde bem quiser no segundo semestre, o brasileiro já iniciou as conversas para retornar ao seu país-natal. O Fluminense, que adora um jogador veterano, é um dos times mais cotados para contratá-lo.
PEDRO RAUL
Atacante, 27 anos, Toluca (MEX)
Um dos nomes mais comentados da atual janela de transferências no Brasil, o ex-centroavante de Goiás e Vasco já foi apontado como candidato a reforçar o São Paulo e agora está na mira do Corinthians. Caso realmente volte ao Brasil, Pedro Raul terá passado pouco tempo no México. Ele foi contratado pelo Toluca em julho, disputou apenas 15 partidas, a maioria saindo do banco de reservas, marcou apenas dois gols e já iniciou a campanha para ser recontratado por um algum clube do seu país.
LINCOLN
Meia-atacante, 25 anos, Fenerbahce (TUR)
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberContratado pelo Fenerbahce a pedido do técnico Jorge Jesus, era titular absoluto na Turquia até sofrer uma grave lesão de joelho, em março passado. Lincoln ficou nove meses afastado dos gramados e só voltou a jogar na última semana. A questão é que, sem a presença do brasileiro, o time de Istambul embalou e agora já não há mais tanto espaço assim para seu retorno. Nas últimas semanas, o nome de Lincoln foi oferecido para Corinthians e Palmeiras. No entanto, as negociações não evoluíram como seu estafe desejava.
GREGORE
Volante, 29 anos, Inter Miami (EUA)
O ex-Bahia realizou um sonho ao jogar ao lado de Messi na reta final da temporada passada da MLS. Mas o atrativo de dividir vestiário com um dos maiores nomes da história do futebol pode não ser suficiente para mantê-lo no Inter Miami. No primeiro semestre de 2023, Gregore chegou a ser sondado pelo Palmeiras. Desta vez, Bahia e Botafogo são os clubes que têm sido tratados como principais candidatos a repatriar o volante.
LÉO BONATINI
Atacante, 29 anos, Atlético San Luis (MEX)
Formado nas categorias de base do Cruzeiro, fez praticamente toda sua carreira no exterior e já jogou em Itália (Juventus), Portugal (Estorial e Vitória de Guimarães), Arábia Saudita (Al-Hilal), Inglaterra (Wolverhampton e Nottingham Forest) e até na Suíça (Grasshoppers). Apesar de viver um bom momento no México (quase sempre é titular do San Luis e marcou nas duas primeiras rodadas do Clausura), Léo Bonatini pode querer ter a experiência de atuar em alto nível no Brasil. E, perto de completar 30 anos, talvez esse seja o momento ideal para essa transferência.
Deixe seu comentário