Camisa do Guarani vira objeto de desejo de fãs do K-Pop
Campinas e Seul estão separadas por mais de 18 mil quilômetros de distância e pelo menos 30 horas de voo. Mesmo assim, há um fator que une a maior cidade do interior do estado de São Paulo e a capital da Coreia do Sul.As ruas dessas duas localidades geográfica e culturalmente tão distantes são dois dos lugares do mundo inteiro onde há mais chances de você cruzar com alguma pessoa vestindo a camisa do Guarani.
Apesar de não conquistar nenhum título realmente relevante há mais de 40 anos e de estar fora da primeira divisão do Campeonato Brasileiro desde 2011, o clube campineiro viu seu uniforme se transformar em febre na Coreia do Sul... ou em toda a Ásia, para ser mais preciso.
A camisa do Guarani virou um ícone fashion do universo do K-Pop, gênero musical nascido no território sul-coreano e que conquistou adolescentes do mundo todo nos últimos anos, com grupos como BTS e BLACKPINK.
Como assim?
No segundo semestre do ano passado, duas integrantes de grupos pop asiáticos (conhecidas como "idols", pelos fãs do gênero) postaram em suas redes sociais imagens vestindo versões estilizadas da camisa do Guarani.
Classificação e jogos
A japonesa Hanabashi Rio, da girl band NiziU, publicou uma foto com uma réplica do uniforme utilizado pela equipe do interior paulista durante uma excursão ao Japão, em 1996 -não se sabe ao certo como esse modelo foi parar em suas mãos.
Já a rapper sul-coreana Gaeul, uma das seis membros do grupo IVE, foi mais ousada: a camisa vestida tinha o distintivo do clube campineiro, mas não estava em suas cores tradicionais, verde e branco. O modelo utilizado pela cantora era predominantemente rosa claro, com detalhes em prata.
A exposição mais recente aconteceu no começo do mês, quando a cantora solo Iu, também oriunda da Coreia do Sul, deu as caras em Milão utilizando um casaco azul com o escudo do Guarani estampado no peito.
Guarani só lucra com exposição
Após os posts feitos pelas "idols", as camisas do Guarani se transformaram em objeto de desejo dos fãs de K-Pop.
Sites sul-coreanos estão vendendo réplicas do uniforme da equipe de Campinas nas mais variadas cores (até no preto e branco tão característico da Ponte Preta, sua arquirrival de cidade).
Como esses modelos são piratas e produzidos sem aval do clube, o time paulista não fatura nem sequer um centavo com as vendas. Seu único lucro com o sucesso na Ásia é mesmo com a exposição internacional da sua marca em um mercado notoriamente conhecido por ser de grande consumo, os adolescentes fãs de K-Pop.
Já aqui no Brasil, o Guarani torce para que os K-Popers que desejem copiar as vestimentas dos seus ídolos optem por peças oficiais, que podem ser adquiridas no site do clube e em lojas especializadas.
Esse elo surpreendente com o K-Pop abriu novas portas ao Guarani. Agora, teremos a oportunidade de explorar uma vertente única no mercado, oferecendo algo especial aos fãs desse estilo musical. Nossa equipe de marketing já está empenhada na criação de uma linha exclusiva de produtos que preserve a essência do clube, com toques da cultura asiática. Nosso propósito vai além das camisetas. Buscamos construir uma conexão direta com esse público, mostrando que o clube está acessível a todos, abraçando não apenas o futebol, mas também as diversas culturas globais Adriano Hintze, do Conselho de Administração e responsável pelo departamento de marketing do Guarani
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