Como Thiago Motta virou a 1ª opção para ser o próximo técnico do Barcelona
Ex-volante do Barcelona, o brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta virou o favorito para substituir Xavi Hernández no comando da equipe catalã para a próxima temporada.
De acordo com a rádio espanhola "Cadena Ser", o presidente Joan Laporta já definiu o atual treinador do Bologna como primeira opção para o cargo caso os futuros resultados do time "o obriguem" a demitir o ídolo histórico do clube.
O trabalho de Xavi passou a ser bastante questionado depois de o Barça levar 4 a 1 do Real Madrid, na decisão da Supercopa da Espanha e ser eliminado da Copa do Rei pelo Athletic Bilbao em um período de apenas dez dias. O fato de estar distante da briga pelo título do Campeonato Espanhol também não ajuda.
Segundo a "Cadena Ser", caso o técnico não resista até o fim da temporada, ele será substituído interinamente pelo mexicano Rafa Márquez, hoje no Barça Atlètic (ex-Barcelona B). Um novo treinador efetivo só seria contratado para 2024/25.
Classificação e jogos
Técnico da moda na Itália
Agora cotado para comandar o Barcelona, Thiago Motta tem se destacado à frente do Bologna, onde trabalha desde setembro de 2022.
Inicialmente contratado apenas para manter a equipe na primeira divisão, o ítalo-brasileiro conseguiu logo na sua temporada de estreia igualar a melhor campanha do clube em 20 anos ao terminar o Calcio na nona posição.
Neste ano, seu desempenho deu um salto de qualidade. O Bologna chegou a emendar uma sequência de nove partidas consecutivas sem perder e até entrou na zona de classificação para a próxima Champions.
Nas últimas semanas, a equipe teve uma ligeira queda de desempenho (não vence há três jogos, na soma de todas as competições) e caiu para a sétima posição da Série A.
Mesmo assim, Thiago Motta continua muito prestigiado, especialmente por conta do desempenho do seu sistema defensivo. O Bologna sofreu apenas 18 gols nas 20 primeiras rodadas do Italiano e tem a terceira melhor retaguarda da competição -só as gigantes Inter de Milão e Juventus buscaram menos bolas dentro das suas redes.
O curioso é que o Barcelona nem é o primeiro clube da elite europeia a considerar a contratação do ítalo-brasileiro. No fim da temporada passada, o ex-volante foi sondado pelo Paris Saint-Germain, outro time que defendeu nos tempos de jogador, e também pelo Napoli, que havia acabado de faturar o scudetto.
Será que dá?
Atual campeão espanhol, o Barcelona já se transformou em azarão na corrida pelo bi. O clube catalão ocupa a terceira posição da La Liga e tem uma desvantagem de oito pontos (52 a 44) em relação ao Girona, o surpreendente líder da temporada, que tem uma partida a mais.
A distância para o arquirrival Real Madrid também é grande, de sete pontos. E, para piorar, os merengues possuem o mesmo número de jogos disputados dos culés (20), ou seja, não há nenhum tipo de vantagem na tabela para os comandados de Xavi.
Neste fim de semana, o Barça é o único dos integrantes do top 3 do Espanhol que joga em casa: enfrenta o Villarreal, hoje. Também neste sábado, o Real visita o Las Palmas. Já o Girona vai a Vigo para medir forças com o Celta, amanhã.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberO time catalão também está vivo na Liga dos Campeões da Europa e terá o Napoli como adversário nas oitavas de final. O primeiro compromisso do mata-mata está marcado para o dia 21 de fevereiro, na Itália, e a partida de volta será disputada em 12 de março.
Deixe seu comentário