Como Thiago Motta virou a 1ª opção para ser o próximo técnico do Barcelona
Ex-volante do Barcelona, o brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta virou o favorito para substituir Xavi Hernández no comando da equipe catalã para a próxima temporada.
De acordo com a rádio espanhola "Cadena Ser", o presidente Joan Laporta já definiu o atual treinador do Bologna como primeira opção para o cargo caso os futuros resultados do time "o obriguem" a demitir o ídolo histórico do clube.
O trabalho de Xavi passou a ser bastante questionado depois de o Barça levar 4 a 1 do Real Madrid, na decisão da Supercopa da Espanha e ser eliminado da Copa do Rei pelo Athletic Bilbao em um período de apenas dez dias. O fato de estar distante da briga pelo título do Campeonato Espanhol também não ajuda.
Segundo a "Cadena Ser", caso o técnico não resista até o fim da temporada, ele será substituído interinamente pelo mexicano Rafa Márquez, hoje no Barça Atlètic (ex-Barcelona B). Um novo treinador efetivo só seria contratado para 2024/25.
Classificação e jogos
Técnico da moda na Itália
Agora cotado para comandar o Barcelona, Thiago Motta tem se destacado à frente do Bologna, onde trabalha desde setembro de 2022.
Inicialmente contratado apenas para manter a equipe na primeira divisão, o ítalo-brasileiro conseguiu logo na sua temporada de estreia igualar a melhor campanha do clube em 20 anos ao terminar o Calcio na nona posição.
Neste ano, seu desempenho deu um salto de qualidade. O Bologna chegou a emendar uma sequência de nove partidas consecutivas sem perder e até entrou na zona de classificação para a próxima Champions.
Nas últimas semanas, a equipe teve uma ligeira queda de desempenho (não vence há três jogos, na soma de todas as competições) e caiu para a sétima posição da Série A.
Mesmo assim, Thiago Motta continua muito prestigiado, especialmente por conta do desempenho do seu sistema defensivo. O Bologna sofreu apenas 18 gols nas 20 primeiras rodadas do Italiano e tem a terceira melhor retaguarda da competição -só as gigantes Inter de Milão e Juventus buscaram menos bolas dentro das suas redes.
O curioso é que o Barcelona nem é o primeiro clube da elite europeia a considerar a contratação do ítalo-brasileiro. No fim da temporada passada, o ex-volante foi sondado pelo Paris Saint-Germain, outro time que defendeu nos tempos de jogador, e também pelo Napoli, que havia acabado de faturar o scudetto.
Será que dá?
Atual campeão espanhol, o Barcelona já se transformou em azarão na corrida pelo bi. O clube catalão ocupa a terceira posição da La Liga e tem uma desvantagem de oito pontos (52 a 44) em relação ao Girona, o surpreendente líder da temporada, que tem uma partida a mais.
A distância para o arquirrival Real Madrid também é grande, de sete pontos. E, para piorar, os merengues possuem o mesmo número de jogos disputados dos culés (20), ou seja, não há nenhum tipo de vantagem na tabela para os comandados de Xavi.
Neste fim de semana, o Barça é o único dos integrantes do top 3 do Espanhol que joga em casa: enfrenta o Villarreal, hoje. Também neste sábado, o Real visita o Las Palmas. Já o Girona vai a Vigo para medir forças com o Celta, amanhã.
O time catalão também está vivo na Liga dos Campeões da Europa e terá o Napoli como adversário nas oitavas de final. O primeiro compromisso do mata-mata está marcado para o dia 21 de fevereiro, na Itália, e a partida de volta será disputada em 12 de março.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.