Brasileiro será o 1º jogador de 'filiais' promovido para o Manchester City
Pela primeira vez em 16 temporadas sob administração do City Football Group, o Manchester City promoverá ao seu elenco principal um jogador contratado de outro clube do conglomerado.
Destaque do Girona que se transformou em sensação na Europa ao brigar ponto a ponto pela liderança do Campeonato Espanhol, o atacante brasileiro Savinho migrará para a equipe número um do fundo dos Emirados Árabes na próxima temporada.
Os valores da transferência ainda não foram definidos. Certo é que o atual campeão europeu comprará os direitos econômicos do ponta, que hoje pertencem ao Troyes, equipe francesa que, assim como Manchester City, Girona e também o Bahia, é de propriedade do Grupo City.
A futura transação foi publicada inicialmente pelo jornalista italiano Fabrizio Romano, especializado na cobertura do Mercado da Bola, e confirmada em um segundo momento pelo "Blog do Rafael Reis".
Por que transferência é especial?
Savinho não será o primeiro jogador de outro clube do Grupo City contratado pela equipe matriz do projeto. Em temporadas anteriores, o Manchester já buscou quatro jogadores em situações semelhantes (os australianos Aaron Mooy e Daniel Arzani, o meia Jack Harrison e o espanhol Pedro Porro).
Mas nenhum desses atletas nem sequer disputou uma partida oficial ao lado de Kevin de Bruyne, Bernardo Silva e cia. Eles não foram levados ao City para jogar, mas sim para que ficassem com mercado aberto na Inglaterra. E a prova disso é que foram negociados com outros clubes logo depois dessa transferência.
Com Savinho, a situação é completamente diferente. A ideia dos ingleses não é fazer uma ponte para um outro negócio mais lucrativo, mas sim colocá-lo para jogar no time que tem dominado a Premier League.
O brasileiro é avaliado como um jogador especial, que aumentaria o leque de opções de Pep Guardiola especialmente nas jogadas individuais. Nesta temporada, o garoto de 19 anos já soma sete gols e o mesmo número de assistências.
Sob investigação
De acordo com o jornal britânico "Telegraph", a transferência de Savinho para o Manchester City passará por uma investigação minuciosa da Premier League.
A entidade que gerencia a primeira divisão inglesa quer se certificar que o negócio entre dois clubes pertencentes ao mesmo grupo seja concluído dentro dos valores e normas naturais de uma transação desse porte.
De acordo com o regulamento da liga, transferências entre membros do mesmo conglomerado precisam provar que estão dentro do "valor justo de mercado" para evitar que sejam utilizadas como brechas para driblar as regras de Fair Play Financeiro.
Ou seja, o City vai ter de provar que desembolsaria por Savinho o mesmo que Barcelona, Real Madrid ou outros times pagariam se fossem o clube comprador da ocasião.
Última missão na Espanha
Antes de se transferir para Manchester e disputar o campeonato nacional mais prestigiado do planeta, Savinho ainda tem uma missão para cumprir em Girona: dar ao modesto time catalão o primeiro título nacional de sua história.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberCom 23 das 38 rodadas previstas já disputadas, a equipe do Grupo City ocupa a vice-liderança da La Liga. A diferença para o Real, primeiro colocado, é de somente dois pontos (58 a 56).
Apesar de estar atrás na tabela, o Girona depende apenas das suas próprias forças para ser campeão. Afinal, se vencer o confronto direto contra os merengues, amanhã, no Santiago Bernabéu, pulará para dianteira e ficará com a vantagem de levantar a taça se não tropeçar mais.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.