Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Quais os segredos do imbatível Bayer Leverkusen, que não perde desde maio?

A inquestionável vitória por 3 a 0 no confronto direto com o Bayern de Munique, no último sábado, transformou em realidade aquilo que a Europa toda já estava percebendo havia alguns meses.

Depois de 11 temporadas consecutivas terminando com título do clube bávaro, uma sequência inédita na história das principais ligas nacionais do Velho Continente, o Campeonato Alemão tem um novo favorito para levantar o troféu.

Ainda invicto em 2023/24 e com 17 vitórias nas 21 rodadas já disputadas, o Bayer Leverkusen já abriu cinco pontos de vantagem para o Bayern (55 a 50) e, se mantiver o ritmo construído e fartamente elogiado desde agosto, será campeão da Bundesliga pela primeira vez na história.

Última derrota foi em maio

O Leverkusen é o único clube participante da primeira divisão de algum campeonato nacional da Europa que ainda não sofreu sequer uma derrota nesta temporada.

Contando todas as competições que disputa (Bundesliga, Liga Europa e Copa da Alemanha), já são 31 jogos de invencibilidade (27 vitórias e míseros quatro empates) desde o 3 a 0 aplicado pelo Bochum, no dia 27 de maio, seu último compromisso de 2022/23.

Nesta temporada, os comandados do ex-volante espanhol Xabi Alonso balançaram mais as redes (93 gols) do que potências tradicionalmente reconhecidas por empilhar goleadas e placares elásticos, como Manchester City (89), Real Madrid (82) e Paris Saint-Germain (78).

Chave do sucesso está nas laterais

Apesar de ter um típico camisa 10 como seu jogador mais badalado (o jovem Florian Wirtz, de 20 anos, já pretendido pelo City), o Leverkusen tem como principal diferencial do seu jogo os avanços constantes e simultâneos dos seus laterais/alas.

Continua após a publicidade

As ações ofensivas da equipe sensação da Europa quase sempre acontecem pelos lados do campo. E, com frequência, quem balança as redes são os jogadores que desempenham essa função.

Na vitória contra o Bayern, todos os três gols do Leverkusen foram marcados por laterais/alas. O espanhol Alejandro Grimaldo, que joga na esquerda, é o vice-artilheiro do time na temporada, com dez tentos. E holandês Jeremie Frimpong, o homem da direita, aparece na sequência, em terceiro no ranking, com oito gols.

Semana livre

Depois da vitória que consolidou seu favoritismo para vencer o Alemão, o Leverkusen ganhou uma semana inteira livre para se preparar para seu próximo compromisso, contra o Heidenheim, sábado, fora de casa.

Esse descanso na tabela só foi possível porque o líder da Bundesliga foi o primeiro colocado da sua chave na fase de grupos da Liga Europa e ganhou o direito de avançar direto para as oitavas de final, sem necessidade de passar pela primeira rodada dos mata-matas.

Ao contrário do Leverkusen, o Bayern, seu principal oponente na corrida pelo título nacional, irá a campo neste meio de semana (contra a Lazio, amanhã, pela Liga dos Campeões). Só depois poderá se dedicar à preparação para o jogo contra o Bochum, no domingo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes