Ex-Cruzeiro e vendido à Inglaterra: quem é o goleador brasileiro na Europa?
O atacante brasileiro que mais balançou as redes no futebol europeu nesta temporada não estará na primeira convocação do novo técnico da seleção, Dorival Júnior, que será anunciada nesta sexta-feira.
Mas a situação de estar distante dos holofotes está prestes a mudar para Igor Thiago. O autor de 26 gols pelo Brugge em 2023/24 já está fazendo as malas para se juntar ao campeonato nacional mais badalado do planeta a partir do segundo semestre.
O atacante de 22 anos já está vendido para o Brentford, atual 16º colocado da Premier League. E o valor pago pelo jogador não foi pouco não: 33 milhões de euros (R$ 177 milhões), simplesmente a contratação mais cara da história do clube.
Quem é Igor Thiago?
Natural de Brasília, o artilheiro brasileiro na temporada europeia passou dois anos nas categorias de base do Cruzeiro até estrear pela equipe principal, no Campeonato Mineiro de 2020.
O centroavante passou mais dois anos no clube de Belo Horizonte, quase sempre como reserva e somou dez gols em 65 partidas. Em março de 2022, foi o primeiro jogador vendido para o exterior pelo clube depois se tornar uma SAF e passar a ser administrado por Ronaldo Fenômeno.
Negociado com o Ludogorets, ganhou duas edições do Campeonato Búlgaro em dois anos e disputou jogos das fases preliminares da Liga dos Campeões até chamar a atenção do Brugge. Em julho, os belgas toparam pagar 11 milhões de euros (R$ 59 milhões) por seus direitos econômicos, valor que será triplicado com sua venda para a Inglaterra.
Temporada mágica
Depois que chegou à Bélgica, a carreira de Igor Thiago ganhou uma nova proporção. Apesar de ainda faltarem três meses para o encerramento das atividades de 2023/24, esta já é a temporada mais goleadora da sua carreira.
O camisa 99 do Brugge é o terceiro colocado na artilharia do Campeonato Belga (16 tentos) e o vice-líder do ranking de gols da Conference League (quatro tentos), uma espécie de terceira divisão da Champions.
Na atual temporada, Igor Thiago tem pelo menos seis gols a mais do que qualquer outro jogador brasileiro em atividade na primeira divisão de alguma liga nacional da Europa. Seu número de bolas nas redes é maior do que a soma dos gols anotados por Rodrygo e Vinícius Júnior, companheiros no gigante Real Madrid e principais atacantes do futebol pentacampeão mundial na atualidade.
Artilheiros brasileiros na Europa (2023/24)
1 - Igor Thiago (Brugge-BEL): 26 gols
2 - Evanilson (Porto-POR): 20 gols
3 - João Pedro (Brighton-ING): 19 gols
4 - Matheus Saldanha (Partizan Belgrado-SER): 16 gols
5 - André Silva (Vitória de Guimarães-POR): 13 gols
Rodrygo (Real Madrid-ESP): 13 gols
7 - Clayton (Casa Pia-POR): 12 gols
Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP): 12 gols
9 - Matheus Cunha (Wolverhampton-ING): 11 gols
Richarlison (Tottenham-ING): 11 gols
Willian José (Betis-ESP): 11 gols
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.