7 caras novas que podem aparecer na 1ª convocação de Dorival para seleção
Recém-contratado pela CBF com o objetivo de levar o Brasil até a Copa do Mundo-2026, que será organizada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá, Dorival Júnior irá anunciar amanhã sua primeira lista de convocados.
A relação, que deve contar com 23 nomes, será colocada à prova em amistosos contra dois pesos-pesados do futebol mundial: Inglaterra, em 23 de março, no estádio de Wembley (Londres), e Espanha, três dias depois, no Santiago Bernabéu (Madri).
Por se tratar de um novo treinador, com diferentes métodos de observação e de montagem de equipe, e também devido aos inúmeros problemas físicos enfrentados por convocáveis (Alisson, Éder Militão, Neymar, Gabriel Jesus, João Pedro, etc), a tendência é que a convocação de estreia do ex-comandante do São Paulo apresente várias novidades.
O "Blog do Rafael Reis" se antecipa à relação oficial e apresenta algumas caras novas que podem estrear ou voltar à seleção depois de um tempo de ausência.
MURILLO
Zagueiro, 21 anos, Nottingham Forest (ING)
A melhor surpresa brasileira desta temporada na Inglaterra. Contratado do Corinthians no fim da janela de agosto, parecia que seria só mais um garoto a fazer número no imenso elenco do Nottingham Forest até ganhar experiência internacional. Mas, quase que de imediato, virou o melhor jogador do time. Mês a mês, Murillo vem sendo eleito o destaque individual do clube, que agora espera faturar uma bela grana com o jogador no próximo Mercado da Bola.
LUCAS PAQUETÁ
Meia, 26 anos, West Ham (ING)
O camisa 10 do West Ham deve ser o principal reforço de Dorival em seu primeiro compromisso na seleção. O meia está fora das convocações desde o começo da temporada europeia por estar sendo investigado por supostamente ter participado de um esquema de apostas esportivas. Mas o grande momento vivido por Paquetá na Inglaterra (e também a fase ruim vivida pela equipe canarinho) deve fazer a CBF abrir mão do rigor ético para permitir a volta do jogador.
BERALDO
Zagueiro, 20 anos, Paris Saint-Germain (FRA)
Era jogador de Dorival no São Paulo até a virada do ano e ajudou demais o treinador na conquista da Copa do Brasil. Contratado pelo PSG, chegou com tudo na Europa e foi titular em sete das últimas oito partidas da equipe de Mbappé (inclusive em um confronto importante da Champions). Além de representar uma renovação para o miolo de zaga, Beraldo é também opção para a lateral esquerda, uma das posições mais carentes da seleção.
SAMUEL LINO
Lateral esquerdo, 24 anos, Atlético de Madri (ESP)
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberAtacante de origem, conquistou a confiança de Diego Simeone atuando como ala esquerdo e hoje pode dizer que é titular nas partidas mais importantes do Atlético de Madri. Mas, por ser uma opção mais ofensiva para os lados do campo, talvez tenha dificuldades para se adaptar a um sistema com quatro homens na defesa, com laterais e não alas, que costuma ser o preferido do novo treinador do Brasil.
JOÃO GOMES
Meia, 23 anos, Wolverhampton (ING)
O ex-Flamengo chegou a ser convocado por Ramón Menezes no começo do ano, mas não chegou a estrear pela seleção. Titular absoluto do Wolverhampton, João Gomes cresceu bastante de rendimento nas últimas rodadas da Premier League e até marcou dois gols no mesmo jogo (na vitória por 2 a 1 sobre o Tottenham). Com o declínio de Casemiro no Manchester United, pode acabar ganhando espaço como primeiro volante da equipe canarinho.
ANDREAS PEREIRA
Meia, 28 anos, Fulham (ING)
Lembrado aqui no Brasil por ter cometido o erro que decretou a derrota do Flamengo para o Palmeiras na final da Copa Libertadores da América de 2021, o meia vive um bom momento no Fulham e tem ajudado bastante o clube a permanecer no meio da tabela do Inglês. Andreas espera agora que a fase positiva seja recompensada com o retorno à seleção depois de quase seis anos de ausência -foi convocado em setembro de 2018 para amistosos contra EUA e El Salvador.
EVANILSON
Atacante, 24 anos, Porto (POR)
Se Dorival decidir que deve ter no elenco um homem de área mais típico para ser opção a Richarlison, Vitor Roque e Endrick, que se movimentam mais, o camisa 30 do Porto pode pintar como uma opção interessante. Evanilson já meteu 20 bolas nas redes nesta temporada e é o segundo brasileiro com mais gols na Europa em 2023/24. Além disso, descolou até um hat-trick (três gols em uma mesma partida) na Champions, um feito que é para poucos.
Deixe seu comentário