Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

2º melhor da história: Abel ainda é celebrado no primeiro clube que treinou

Dois títulos da Copa Libertadores da América, dois troféus do Campeonato Brasileiro, duas conquistas do Campeonato Paulista e uma vitória na Copa do Brasil. Os três anos e meio (até o momento) de Abel Ferreira no Palmeiras já o transformaram em um ídolo histórico do clube.

Mas a torcida alviverde não é a única que tem um carinho todo especial pelo treinador português de 45 anos.

No primeiro time principal que dirigiu, Abel também é lembrado da melhor forma possível. Afinal, foi nas suas mãos que o Braga teve sua segunda melhor participação no Campeonato Português em todos os tempos.

Quebrando recordes

O hoje vitorioso treinador do Palmeiras já tinha trabalhado à frente das equipes B de Sporting e Braga quando foi promovido a "professor" do elenco adulto do clube bracarense, em abril de 2017.

Em sua primeira temporada completa no mais alto escalão do futebol luso, Abel conseguiu quebrar os recordes de pontos do clube no Campeonato Português (75, que lhe valeu a quarta posição), de gols marcados na soma de todas as competições (101) e também de vitórias conquistadas (33, de um total de 52 jogos).

O treinador permaneceu ainda mais um ano em Braga, mas sem colher os mesmos resultados. Apesar de ter repetido o quarto lugar da temporada anterior, somou oito pontos a menos na liga. Em compensação, chegou até as semifinais da Taça da Liga e Taça de Portugal. No fim da temporada, mudou-se para a Grécia e foi dirigir o PAOK.

Pós-Abel

A marca de melhor campanha bracarense na primeira divisão portuguesa durou até a temporada passada. Em 2022/23, o time alcançou a inédita marca de 78 pontos (três a mais que o recorde de Abel), terminou a liga em terceiro e até se classificou para a Liga dos Campeões.

Continua após a publicidade

Os outros feitos históricos do agora comandante do Palmeiras também deixaram de ser os maiores de todos os tempos no último ano, ainda que permaneçam ocupando lugares nobres na parte de cima dos seus respectivos rankings.

Na temporada passada, o Braga também quebrou seu recorde de melhor ataque (balançou as redes em 107 oportunidades) e de jogos em que saiu de campo como vencedor (35 vezes).

O Braga hoje

Atualmente comandado por Artur Jorge, o Braga está na briga direta com o Porto pela terceira colocação do Português, que vale vaga na próxima edição da Liga Europa. No momento, a vantagem portista é de apenas três pontos (49 a 46).

A antiga equipe de Abel já faturou um título nesta temporada: a Taça da Liga, conquistada com uma vitória nos pênaltis sobre o Estoril, no finalzinho de janeiro.

O Braga já está eliminado das outras três competições que disputou em 2023/24. Na Champions, ficou atrás de Real Madrid e Napoli na sua chave na fase de grupos. No primeiro mata-mata da Liga Europa, perdeu para o Qarabag, do Azerbaijão. E, na Taça de Portugal, caiu ante o Benfica nas oitavas de final.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes