Atacante 'expulso' do United por acusação de estupro vira alvo do Barça
Depois de ter sido removido do elenco do Manchester United por conta de uma acusação de agressão e tentativa de estupro feita por uma ex-namorada, o atacante inglês Mason Greenwood pode voltar a defender um clube da prateleira mais alta do futebol europeu na próxima temporada.
Atualmente emprestado pelos "Red Devils" ao Getafe, o jogador de 22 anos tem se destacado no Campeonato Espanhol e entrou na lista de reforços pretendidos pelo Barcelona para a janela de transferências de julho.
De acordo com o jornal inglês "Daily Mail", a transferência pode chegar à casa dos 46 milhões de euros (R$ 250,6 milhões). Parte desse valor não seria pago em dinheiro, mas sim com jovens das categorias de base do Barça.
Além dos culés, Atlético de Madri e Juventus também têm sido apontados por veículos da imprensa europeia como a próxima casa do atacante.
Classificação e jogos
Justiça perdoou; o United, não
Formado no próprio United e tratado como uma das maiores promessas do time inglês nos últimos anos, Greenwood foi preso em janeiro de 2022 depois de sua namorada, a modelo Harriet Robson, publicar fotos com o rosto todo ensanguentado e acusar o companheiro de agressão física e tentativa de estupro.
O atacante ficou pouco tempo detido e passou a maior parte do processo em liberdade condicional. Um ano depois da abertura do processo, a promotoria responsável pelo caso decidiu abandonar a acusação alegando que "testemunhas importantes retiraram a cooperação à investigação".
Apesar de o caso ter sido arquivado, Greenwood não retornou ao United. O clube inglês decidiu fazer uma investigação paralela do caso e, após pressão especialmente da parcela feminina da sua torcida, optou por manter o jogador fora do seu elenco principal.
Chance na Espanha e ofensas de Bellingham
A solução encontrada pelo United, com quem o atacante ainda tem contrato válido até junho de 2025, foi emprestar o jovem para o Getafe, da primeira divisão espanhola.
Apesar de ter convivido com algumas vaias no começo devido à acusação de violência sexual na Inglaterra, Greenwood logo se transformou em um dos protagonistas da equipe da região metropolitana de Madri. Nesta temporada, ele já soma oito gols e cinco assistências, o que despertou o interesse do Barcelona.
Mas seu passado não foi totalmente esquecido. Na partida entre Getafe e Real Madrid, a transmissão flagrou o também inglês Jude Bellingham, destaque da equipe merengue, chamando o compatriota de "estuprador". O time de Greenwood chegou a acionar a La Liga pedindo uma punição para o adversário pela ofensa, mas nada conseguiu.
Reação do Barça
Invicto há nove partidas, o Barcelona conseguiu uma bela reação em uma temporada que já parecia perdida (o que fez o técnico Xavi Hernández até anunciar que deixará o clube depois de junho) e agora está na briga pelos dois títulos mais importantes que disputa.
No Espanhol, os culés continuam na terceira colocação, mas conseguiram diminuir a desvantagem em relação ao Real Madrid para oito pontos. E, como ainda há um confronto direto pela frente (dia 21 de abril), essa diferença pode cair para cinco pontos, o equivalente a duas derrotas merengues.
Já na Liga dos Campeões, a equipe catalã venceu o mata-mata contra o Napoli (4 a 2, no placar agregado) e se classificou pela primeira vez para as quartas desde a saída de Lionel Messi. O sorteio que definirá os cruzamentos da reta final do torneio continental será realizado amanhã, na Suíça.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.