Brasil cede 40 jogadores na Data Fifa; Fla e São Paulo têm mais convocados
Nada menos que 40 jogadores que atualmente defendem clubes brasileiros irão vestir a camisa de alguma seleção principal nesta Data Fifa.
Além de Bento, Léo Jardim, Rafael, Ayrton Lucas, Fabrício Bruno, Murilo, André, Pablo Maia e Endrick, convocados por Dorival Júnior para seus dois primeiros compromissos à frente da seleção canarinho (amistosos contra Inglaterra e Espanha), outros 31 atletas de nove nacionalidades diferentes foram chamados por seus países de origem.
Nove das dez seleções filiadas à Conmebol, a confederação sul-americana, contarão com jogadores em atividade no Brasil em suas partidas marcadas para esta e a próxima semana. A única exceção é a Argentina, que apresentou uma lista quase toda "europeia".
Os 'reis' da Data Fifa
O Flamengo, finalista do Campeonato Carioca, e o São Paulo, eliminado pelo Novorizontino nas quartas de final do Paulista, são os clubes do país pentacampeão mundial que mais cederam jogadores para seleções nesta Data Fifa: seis, cada.
O rubro-negro liberou dois jogadores para o Brasil (Ayrton Lucas e Fabrício Bruno) e quatro para o Uruguai (Giorgian de Arrascaeta, Guillermo Varela, Matías Viña e Nicolás de la Cruz). Um sétimo nome, o volante chileno Erick Pulgar, também chegou a ser convocado, mas acabou cortado por problemas físicos.
Já o São Paulo, time que Dorival dirigia até ser contratado pela CBF, dois meses atrás, contribuiu com Rafael e Pablo Maia para a primeira lista do treinador. Paraguai (Damián Bobadilla), Colômbia (James Rodríguez), Venezuela (Nahuel Ferraresi) e Equador (Robert Arboleda) também têm atletas alocados no Morumbi.
Campeonatos param, mas nem todos
Atendendo a uma antiga reivindicação de torcedores, alguns dos principais Estaduais do país não terão jogos durante a Data Fifa. Assim, as equipes que estão vivas na corrida pelos títulos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo, não serão desfalcadas pelas seleções.
Mas, em outros cantos do país, os jogadores chamados para defender seus países serão baixas sim para os clubes que pagam seus salários.
Grêmio, por exemplo, vai encarar o Internacional nas semifinais do Gaúcho sem o seu convocado. Essa situação que também se aplica ao Criciúma, no Catarinense. No caso Colorado, Borré não está inscrito no Estadual.
Os convocados de cada clube
FLAMENGO (6): Ayrton Lucas (BRA), Fabrício Bruno (BRA), Giorgian de Arrascaeta (URU), Guillermo Varela (URU), Matías Viña (URU) e Nicolás de la Cruz (URU)
SÃO PAULO (6): Damián Bobadilla (PAR), James Rodríguez (COL), Pablo Maia (BRA), Nahuel Ferraresi (VNZ), Rafael (BRA) e Robert Arboleda (EQU)
PALMEIRAS (3): Endrick (BRA), Murilo (BRA) e Richard Ríos (COL)
SANTOS (3): Miguelito (BOL), Rómulo Otero (VNZ) e Tomás Rincón (VNZ)
ATHLETICO-PR (2): Agustín Cannobio (URU) e Bento (BRA)
ATLÉTICO-MG (2): Alan Franco (EQU) e Eduardo Vargas (CHI)
BOTAFOGO (2): Gatito Fernández (PAR) e Jefferson Savarino (VNZ)
CORINTHIANS (2): Ángel Romero (PAR), Félix Torres (EQU)
CRICIÚMA (2): Miguel Trauco (PER) e Wilker Ángel (VNZ)
FLUMINENSE (2): André (BRA) e John Arias (COL)
RED BULL BRAGANTINO (2): José Hurtado (EQU), Leo Realpe (EQU)
VASCO (2): Léo Jardim (BRA), Robert Rojas (PAR)
BAHIA (1): Santiago Arias (COL)
CRUZEIRO (1): José Cifuentes (EQU)
FORTALEZA (1): Kervin Andrade (VNZ)
GRÊMIO (1): Mathías Villasanti (PAR)
INTERNACIONAL (1): Rafael Santos Borré (COL)
PONTE PRETA (1): Luis Haquin (BOL)
Deixe seu comentário