Donos do Liverpool copiam 'modelo City' e estudam compra de time no Brasil
A Fenway Sports Group, acionista majoritária do Liverpool, pretende seguir os passos do Grupo City (dono do Manchester City), um dos seus principais rivais na Inglaterra, e aderir ao modelo de propriedade de múltiplos clubes.
O fundo de investimento norte-americano já iniciou os estudos para comprar uma segunda equipe de futebol e assim dar o pontapé inicial no seu projeto de expansão para novos mercados.
A compra da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) de algum time brasileiro é uma das possibilidades que estão sendo analisadas pela holding. Só não se sabe se esse seria um investimento já para o próximo passo do projeto ou para um momento um pouco mais adiante.
Projeto para ser competitivo
A ideia de aderir ao mesmo modelo de gestão do Grupo City, da Red Bull e de várias outras holdings futebolísticas em atividade no cenário internacional é do novo CEO de futebol da Fenway, Michael Edwards.
O executivo, que foi diretor esportivo do Liverpool entre 2015 e 2022, foi recontratado pelo fundo para gerenciar toda sua carteira de investimentos em futebol a partir da próxima temporada.
Em entrevista ao site "The Athletic", Edwards explicou que decidiu voltar a trabalhar para Fenway justamente pelo desafio de implantar uma política de aquisição de outros clubes e que explicou que considera que esse é o único caminho possível para o Liverpool continuar sendo competitivo.
Brasil na mira
Essa não é a primeira vez que a Fenway ameaça ingressar no mercado brasileiro. Em 2022, o grupo chegou a conversar com quatro clubes que poderiam ser alvo do seu investimento: Athletico-PR, Botafogo, Cruzeiro e Internacional.
Só que o projeto foi abortado de ampliar o leque futebolístico do grupo foi engavetado e só agora, com o retorno de Edwards, será retomado.
A Fenway é uma das maiores holdings esportivas do mundo e possui time de beisebol (Boston Red Sox) e de hóquei no gelo (Pittsburgh Penguins). Ela também administra as questões comerciais e de marketing ligadas à carreira do astro do basquete LeBron James, quatro vezes campeão da NBA e dono de duas medalhas de ouro olímpicas. O jogador do Los Angeles Lakers é um dos vários acionistas da empresa.
Adeus de Klopp
A temporada 2023/24 é especial para o Liverpool por se tratar da turnê de despedida do técnico Jürgen Klopp. O alemão já anunciou que deixará o comando do time em junho, depois de nove anos trabalhando em Anfield.
E o vitorioso treinador quer dar adeus ao seu trabalho mais longevo levantando pela segunda vez o troféu da Premier League inglesa.
Por enquanto, os Reds ocupam a vice-liderança do campeonato nacional mais badalado do planeta. No entanto, têm os mesmos 64 pontos do Arsenal e só perdem a primeira colocação por conta dos critérios de desempate. Com um ponto a menos que a dupla, o City é o terceiro e também está na briga pelo título.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberAlém do Inglês, o Liverpool ainda está na disputa da Liga Europa. Nas quartas de final do torneio continental, terá pela frente a Atalanta, da Itália. Os jogos estão marcados para os dias 11 e 18 do próximo mês.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.