7 sul-americanos em baixa na Europa para seu clube contratar por empréstimo
Pedro e Gabigol, que tanto sucesso fizeram no ataque do Flamengo, chegaram ao clube inicialmente por empréstimo, depois de não darem muito cedo na Itália. Foi lá também que o Palmeiras encontrou o capitão Gustavo Gómez e o trouxe para cá se utilizando desse mesmo mecanismo.
Boa parte dos reforços de peso contratados pelos maiores times brasileiros nos últimos anos segue esse roteiro: são jogadores que deixaram a desejar no Velho Continente e que retornam ao país com contratos curtos para recuperar a confiança e mostrar que ainda sabem jogar bola.
Por isso, o "Blog do Rafael Reis" elenca abaixo sete atletas dos nossos vizinhos da América do Sul que estão mandando mal no cenário europeu e que podem ser trazidos de volta ao continente por empréstimo na janela de transferências de julho/agosto.
Quer algum deles no seu time de coração?
GONZALO MONTIEL
Lateral direito, 27 anos
Argentino, Nottingham Forest (ING)
Velho sonho de clubes brasileiros, especialmente do Flamengo, o lateral tem contrato válido com o Sevilla até 2026. A questão é que Montiel não deu certo na equipe espanhola e por isso foi emprestado ao Nottingham Forest. A esperança do Sevilla é que o argentino bombasse na Premier League e ficasse por lá. Mas não é o que está acontecendo. Montiel só foi titular em sete rodadas do Campeonato Inglês e dificilmente terá seus direitos econômicos comprados. Assim, o Sevilla terá de buscar um novo destino para o jogador.
FACUNDO PELLISTRI
Meia-atacante, 22 anos
Uruguaio, Granada (ESP)
Titular do Uruguai desde a chegada do técnico Marcelo Bielsa, o ponta direita tem sido ido relativamente bem no Granada, clube ao qual está emprestado desde fevereiro. Mas, com o rebaixamento praticamente certo do time espanhol, Pellistri não permanecerá por lá na próxima temporada. Existe sim a possibilidade de o Manchester United de dar uma quarta chance ao uruguaio de se firmar em Old Trafford. Mas até os torcedores dos Red Devils estão cansados dessa novela. Por isso, um novo empréstimo é a opção mais provável.
VALENTÍN BARCO
Lateral esquerdo, 19 anos
Argentino, Brighton (ING)
Destaque da última Libertadores pelo Boca Juniors, acabou contratado pelo Brighton como um projeto para o futuro. O clube inglês admite que Barco ainda não está pronto para atuar na Premier League. Por isso, tem dois cenários para o jovem: deixá-lo apenas treinando para ganhar experiência ou buscar outro clube para que ele faça seu processo de amadurecimento. No caso da segunda opção, os times brasileiros podem até se assanhar em tentar trazer o argentino de volta à América do Sul.
FRANCO ISRAEL
Goleiro, 23 anos
Uruguaio, Sporting (POR)
O goleiro está no Velho Continente desde que tinha 18 anos. Após passar pelas categorias de base da Juventus, Israel é hoje o reserva imediato da meta do Sporting. Uma possível transferência para o Brasil (provavelmente por empréstimo, em um primeiro momento) daria ao uruguaio mais oportunidade de mostrar seu futebol. Com isso, aumentaria as possibilidades de continuar sendo convocado para a seleção principal e até de brigar pela titularidade com Sergio Rochet, do Internacional.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberFRANCO CERVI
Meia-atacante, 29 anos
Argentino, Celta (ESP)
O argentino já viveu melhores dias. Nos tempos em que jogava no Benfica, chegou até a frequentar convocações da seleção. Contratado do Celta até 2026, Cervi tem passado por uma fase de poucas alegrias na Espanha: é reserva na maioria das partidas e ainda não balançou as redes e nem distribuiu assistências nesta temporada. Por isso, sua liberação para outro clube virou uma possibilidade bem real. Palmeiras e, mais recentemente, Internacional já tentaram a contratação do baixinho.
MATÍAS AREZO
Atacante, 21 anos
Uruguaio, Granada (ESP)
O centroavante é uma das apostas do Uruguai para o ciclo da Copa do Mundo-2026. Mas, para virar uma opção realmente viável para Bielsa, precisa jogar em um time minimamente compatível. Com o Granada a caminho da segunda divisão na Espanha, Arezo precisará de uma nova casa para mostrar seu futebol. A questão é que seu mercado é muito maior aqui na América do Sul (mandou bem no River Plate uruguaio e no Peñarol) do que lá na Europa (só marcou um gol em 26 jogos no Velho Continente ao longo da carreira).
LUKA ROMERO
Meia-atacante, 19 anos
Argentino, Almería (ESP)
Famoso pela precocidade, já está em sua quinta temporada como profissional. Contratado pelo Milan em julho passado, acabou repassado em janeiro ao Almería para ganhar mais experiência. Mesmo jogando em uma equipe pequena na Espanha, não tem conseguido se firmar como titular. Ou seja, Romero não tem apresentado nada que empolgue o Milan a buscá-lo de volta já no segundo semestre. A opção, então, será emprestar o meia-atacante mais uma vez. O mercado europeu é prioridade, mas uma boa proposta brasileira poderia mudar esse cenário.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.