Leverkusen e PSG quase lá: a briga pela taça nas principais ligas da Europa
Faltando dois meses para o encerramento da temporada 2023/24 do futebol de clubes, os principais campeonatos nacionais da Europa já chegaram àquela tão tradicional hora da verdade.
Enquanto algumas equipes já estão em contagem regressiva para soltar o grito de campeão, casos Bayer Leverkusen, Paris Saint-Germain e Inter de Milão, outras ligas, como a inglesa e a portuguesa, têm presenciado disputas ponto a ponto pela taça.
O "Blog do Rafael Reis" traz um raio-x completo de como está a briga pelo título nos sete países do Velho Continente cujos campeonatos mais costumam chamar a atenção dos torcedores brasileiros.
INGLATERRA
Próxima rodada: Arsenal x Luton Town, Manchester City x Aston Villa (amanhã) e Liverpool x Sheffield United (quinta-feira)
O empate entre Manchester City e Arsenal, no domingo, era tudo com que o Liverpool sonhava. Faltando nove rodadas para o fim da Premier League, os Reds conseguiram se consolidar na liderança, ainda que a disputa pelo título continue aberta e empolgante. Agora, os Reds somam 67 pontos, contra 65 dos Gunners e 64 dos comandados de Pep Guardiola.
ESPANHA
Próxima rodada: Mallorca x Real Madrid e Cádiz x Barcelona (sábado)
Com a vitória por 2 a 0 sobre o forte Athletic Bilbao, o Real conseguiu evitar a aproximação do Barcelona e continua navegando em mares tranquilos rumo ao 36º título nacional da sua história. A oito rodadas do encerramento da temporada, os madridistas têm oito pontos de vantagem para seu arquirrival e principal oponente pela taça (75 a 67).
ITÁLIA
Próxima rodada: Milan x Lecce (sábado) e Udinese x Inter de Milão (segunda-feira)
A derrocada da Juventus, que não vence há quatro rodadas, fez a disputa pelo título do Calcio ficar restrita aos dois clubes de Milão. Quer dizer, na verdade, só há uma candidata real ao scudetto, a Inter, que soma 79 pontos. Para o Milan (65) entrar verdadeiramente na disputa, os nerazzurri terão de dar um mole danado nas oito rodadas finais do campeonato.
ALEMANHA
Próxima rodada: Heidenheim x Bayern de Munique e Union Berlim x Bayer Leverkusen (sábado)
Tudo indica que chegou mesmo a hora de o Bayer Leverkusen enterrar o maldoso apelido de "Neverkusen". Depois da derrota por 2 a 0 do Bayern de Munique para o Borussia Dortmund, os comandados de Xabi Alonso conseguiram abrir 13 pontos de vantagem para os bávaros no topo de classificação da Bundesliga (73 a 60). E só restam 21 pontos em jogo. Ou seja, o primeiro título alemão da história do clube está pertinho de tudo.
FRANÇA
Próxima rodada: Paris Saint-Germain x Clermont (sábado) e Brest x Metz (domingo)
Mesmo tendo vencido em apenas duas das últimas cinco rodadas da Ligue 1, o Paris Saint-Germain continua em situação das mais confortáveis para conquistar seu décimo título nos últimos 12 anos. Com mais 11 jogos pela frente, o PSG tem 12 pontos a mais que o Brest (62 a 50), equipe surpresa da temporada, mas que não mostra regularidade suficiente para bater de frente com Mbappé e cia.
PORTUGAL
Próxima rodada: Sporting x Benfica (sábado)
A derrota para o Estoril, no último sábado, praticamente tirou o Porto da briga pelo título português. Os portistas estacionaram nos 58 pontos e estão dez e nove atrás de Sporting e Benfica, respectivamente. Sem perder pontos há três jogos, o líder e o vice-líder fazem no sábado um confronto direto pela ponta. Mas o Sporting tem três vantagem sobre o Benfica: um ponto a mais, atua como mandante no dérbi e tem uma partida a mais para disputar (oito, contra sete do rival).
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberHOLANDA
Próxima rodada: Excelsior x PSV Eindhoven (hoje) e Volendam x Feyenoord (quinta-feira)
O fim de semana encerrou o sonho de PSV Eindhoven conquistar o título da Eredivisie de forma invicta. Mas, apesar de derrotado pelo NEC, o time da Philips ainda está em situação bem confortável para ser campeão. Com mais sete rodadas pela frente, sete pontos separam o PSV (72) do Feyenoord (65), única equipe ainda com chances minimamente reais de alcançá-lo.
Deixe seu comentário