Grupo da morte? Adversários do Palmeiras venceram só 32% dos jogos no ano
Campeão de duas das últimas quatro edições da Copa Libertadores da América e semifinalista nas outras duas, o Palmeiras estreia hoje no torneio continental, contra o San Lorenzo, na Argentina, tendo de encarar o desafio de sobreviver àquele que tem sido tratado por jornalistas e torcedores como o "grupo da morte".
Mas, pelo menos neste início de temporada, os adversários da equipe de Abel Ferreira no Grupo F não têm mostrado nada de tão amedrontador assim.
Os três primeiros rivais palmeirenses na Libertadores-2024 conseguiram vencer apenas nove dos 28 jogos que fizeram até o momento no ano. Ou seja, saíram de campo vitoriosos em 32% dos compromissos disputados.
A taxa de sucesso é bem inferior à do clube brasileiro, que ganhou 62,5% das partidas que realizou em 2024. A conta alviverde desde janeiro tem dez vitórias, cinco empates e uma única derrota, no último domingo, para o Santos, na abertura da final do Campeonato Paulista.
Vai dar até para poupar
Ciente de que o grupo da morte não é tão da morte assim e também de olho em uma virada na decisão do Estadual, o Palmeiras abrirá sua participação no principal torneio interclubes da América do Sul com uma escalação alternativa.
Curiosamente, esse expediente já foi utilizado por Abel no passado. Na época, também envolvido na final do Paulista (contra o Água Santa), o treinador português iniciou a jornada continental com um time reserva e foi derrotado pelo Bolívar, em La Paz.
O tropeço na estreia, no entanto, não teve nenhum impacto negativo sobre a campanha alviverde. A última eliminação palmeirense na fase de grupos da Libertadores aconteceu em 2016. Nos últimos sete anos, o time sempre alcançou os mata-matas decisivos.
Mais um ano de hegemonia?
Com nítido domínio econômico no cenário sul-americano, o Brasil tenta neste ano ampliar seu recorde histórico e conquistar o sexto título consecutivo na Libertadores (Flamengo foi campeão em 2019 e 2022, Palmeiras venceu em 2020 e 2021 e Fluminense levantou o troféu na edição passada).
Em 2024, sete clubes do "país do futebol" disputam a fase de grupos: os três campeões dos últimos anos, além de São Paulo, Grêmio, Atlético-MG e Botafogo. O Red Bull Bragantino foi eliminado nas etapas preliminares.
Apesar da hegemonia construída desde o finalzinho da década passada, o Brasil ainda continua atrás da Argentina no ranking de títulos da Libertadores. A diferença, no entanto, é de somente duas conquistas (25 a 23).
Desempenho em 2024
Palmeiras (BRA): 62,5% de vitórias (10 vitórias, 5 empates e 1 derrota)
Independiente del Valle (EQU): 50% de vitórias (3 vitórias e 3 empates)
San Lorenzo (ARG): 30,8% de vitórias (4 vitórias, 6 empates e 3 derrotas)
Liverpool (URU): 22,2% de vitórias (2 vitórias, 4 empates e 3 derrotas)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.